Projeto Rondon: Estudantes chegam a AL

Ascom SesauAções do Projeto Rondon serão implantadas em Alagoas

Ações do Projeto Rondon serão implantadas em Alagoas

Estudantes de diversos estados brasileiros chegam em Alagoas no próximo dia 16 para participar do Projeto Rondon promovido pelo Exército Brasileiro. A ação tem por objetivo prestar assistência às regiões brasileiras com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH).

Os 320 estudantes são oriundos de 19 estados brasileiros e de 32 Instituição de Ensino Superior. Ele irão atuar em 20 municípios alagoanos. A chegada dos estudantes está prevista a partir das 10h do dia 16, no aeroporto Zumbi dos Palmares, em vôo da Força Aérea.

A abertura oficial do evento ocorrerá no Centro de Convenções, às 11:00h do dia 17, na sede do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BITMz) e contará com a presença do Governador do Teotônio Vilela, do General de Exercito José Elito Carvalho Siqueira ( Ministério da Defesa) , General de Brigada Júlio de Amo Júnior ( Coordenador-Geral do Projeto Rondon), General de Brigada Paulo Humberto César de Oliveira ( Ministério da Defesa), General de Brigada Gomes Matos (Cmt da10ª Brigada de Infantaria Motorizada) e diversas outras autoridades.

Projeto Rondon

As ações do Rondon em 2010 vão envolver 152 equipes de universitários em 76 municípios espalhados pela Bahia, Alagoas, Tocantins e Goiás durante o período de 15 de janeiro a 8 de fevereiro do ano. Segundo o Ministério da Defesa, os alunos são de 98 universidades.

Segundo os organizadores, o projeto conta como um estágio para os estudantes. Além disso, os gastos com alojamentos e comida ficam por conta das prefeituras locais e, quando necessário, os alunos ficam em quartéis do Exército.

O Rondon surgiu em 1967 e foi interrompido em 1989. Voltou à ativa em 2005, conta Victorio. “Na primeira fase, o projeto tinha um cunho mais assistencialista, hoje é mais educativo. O universitário vai viver realidade diferente da sua, o que ajuda a construir o conceito de cidadania”, opina o professor Denis Carvalho, professor de odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Fonte: 59º BIMTz e G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos