Alagoano 2010 deverá ser o mais equilibrado

Quando a bola estiver rolando, a partir das 16h, no Estádio Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios, para o pega entre CSE x CRB, o Alagoano 2010 estará iniciado de forma oficial.

Até chegar a este momento, a Federação Alagoana de Futebol (FAF), gestora da competição, atravessou uma enormidade de percalços, mas conseguiu tirar a competição do papel.

O principal problema enfrentado pela FAF ainda é em relação aos estádios e suas condições de aptidão para receber jogos. Engana-se no entanto, quem acha que Alagoas tem estes problemas e que falta mais dureza nas decisões vindas da casa do futebol. A mais rica federação do país – a Federação Paulista de Futebol – de última hora, perdeu metade dos seus estádios. Foram reprovados por uma ação do Ministério Público.

Mas Alagoas vai tocando o barco. Dos nove estádios que serão utilizados, apenas dois continuam inaptos. No transcorrer dos próximos dias, os dois restantes poderão receber a aprovação e com isso, a cartela de opções do presidente da FAF ficar completa.

Outro percalço sério e que gerou polêmica foi a desistência do Igaci em disputar a 1ª divisão. Com isso, o CSA, que havia sido rebaixado no ano anterior, encontrou argumentos para tentar voltar à divisão de elite. Até chegou a conseguir seu intuito, através de uma decisão da assembléia geral de clubes, que logo em seguida foi derrubada pelo pleno do Tribunal de Justiça Desportiva.

Durante a semana, o presidente da FAF, Gustavo Feijó declarou que a competição não estava da forma como ele sonhava, mas se mostrou animado em ter uma competição que promete muita disputa.

Não existem apenas pontos negativos, polêmicos ou divergentes. A FAF também manteve e conseguiu outros pontos importantes para a competição. Pelo terceiro ano consecutivo, o torcedor alagoano vai poder conferir pela tela da TV o seu campeonato em transmissões ao vivo. A arbitragem de Alagoas também vem mais forte e mais acreditada do que nunca, após o ano excepcional do árbitro Francisco Carlos e da manutenção de trabalho de muito profissionalismo do presidente da CEAF, Hercules Martins.

Tecnicamente, o Alagoano 2010 parece ser o mais equilibrado dos últimos anos. Todos chegam a apostar que o ASA deverá ser o time a ser batido. Além de ser o atual campeão é o clube que parece ter a melhor estrutura entre os dez participantes da competição. No entanto, ninguém crava fichas no alvinegro. A tradição do CRB, a força do Coruripe, a organização do Corinthians e até mesmo a ousadia do Murici também são comentadas.

Logo de saída uma rodada onde o equilíbrio poderá ser a tônica. Neste sábado, CSE e CRB têm a honra de abrir a competição. No domingo, a rodada será complementada por outros quatro jogos, sendo apenas um na capital e outros três no interior. Em Maceió, a rodada de início põe frente-à-frente Corinthians e ASA, que são representantes de Alagoas na Copa do Brasil e no ano passado foram vice e campeão, respectivamente.

No interior outros três confrontos sem um grande favorito. O Ipanema receberá o Penedense. Já o União vai encarar o Coruripe no Gerson Amaral e Santa Rita e Murici fazem o outro jogo da rodada de abertura.

Fonte: Esporte alagoano

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos