Caminhão da saúde chega a Rio Largo

DivulgaçãoAlagoas se prepara para campanha contra hanseníase

Alagoas se prepara para campanha contra hanseníase

Depois de realizar em Maceió uma campanha para detectar casos de hanseníase e tuberculose, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) levará, a partir desta terça-feira (19), o ambulatório itinerante para Rio Largo. Em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e a Secretaria de Saúde de Rio Largo, as atividades irão acontecer até esta sexta-feira (22), das 8h às 17h, na Praça Humaitá, no Centro, próximo ao Terminal de Ônibus.

O intuito da ação é realizar o diagnóstico precoce das doenças no município e encaminhar os pacientes para o tratamento adequado com o objetivo de evitar mortes e sequelas. Para participar da campanha, é necessário que as pessoas apresentem alguns sintomas, pois no caso da tuberculose o paciente deve estar com tosse há mais de três semanas e, quanto à hanseníase, apresentar manchas na pele e caroços nas orelhas.

Paralelamente às ações de detecção da tuberculose e hanseníase, a população de Rio Largo poderá conferir a apresentação de grupos teatrais, folclóricos e culturais. Também serão proferidas palestras sobre as doenças sexualmente transmissíveis, dengue, esquistossomose e orientação nutricional.

“Um dos maiores problemas da hanseníase e da tuberculose é a sua detecção, pois a grande maioria da população sequer ouviu falar sobre ela. Por isso, estamos percorrendo diversos municípios com o apoio do Morhan e das Secretarias Municipais de Saúde para realizarmos a detecção de forma precoce, encaminhado os pacientes para o tratamento para que eles não tenham as sequelas”, ressaltou a coordenadora estadual para o controle da Hanseníase, Clodis Tavares.

A campanha já foi realizada nos municípios de Igreja Nova, Quebrangulo, Arapiraca, Jacaré dos Homens, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e Maceió. Após Rio Largo, o consultório móvel seguirá para o município de Maragogi, no litoral norte de Alagoas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos