Procon: 5 postos de atendimento inaugurados

Desde o último dia 18 de janeiro, o Procon/AL inaugura os postos de atendimento das escolas contempladas pelo projeto Procon Comunitário. Ao todo vão ser 20 postos, sendo 08 em Maceió e 12 no interior do Estado. Na última sexta-feira (22), o governador Teotonio Vilela inaugurou em Penedo o primeiro posto no interior.

As Escolas Ananias de Lima (Vergel), Maria Ivone Santos de Oliveira (Cidade Universitária) e Ernane Mero (Penedo) foram as pioneiras. No dia 25, foi a vez das escolas Geraldo Melo (Graciliano Ramos) e Drª Eunice de Lemos Campos (Benedito Bentes).

O projeto tem a finalidade de conscientizar e orientar a população sobre os seus direitos como consumidor, além de levar informação às regiões mais distantes. Desde março de 2009, uma equipe do Procon/AL começou a seleção dos Jovens Multiplicadores em escolas públicas estaduais da capital e do interior. Em cada uma delas foram escolhidos quatro jovens (na faixa etária de 15 a 23 anos), dois para atuar como multiplicadores e dois treinados para cadastro de reserva.

Os 40 alunos selecionados vão receber uma bolsa auxílio de R$ 150,00. Para não atrapalhar os estudos eles vão trabalhar no turno contrário do horário escolar. "Além de adquirir conhecimento sobre Direitos do Consumidor, vão ter a chance do primeiro emprego", ressalta o superintendente do Procon/AL, Rodrigo Cunha. Para o estudante Lucas Alves Silva, do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Anaias de Lima, este projeto foi uma excelente oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. "Para mim é uma satisfação e orgulho poder repassar pra sociedade um aprendizado e ainda ensinar as pessoas os direitos que elas têm como consumidor", conclui Silva.

Outra novidade é o Procon Móvel. Através dele vai ser possível realizar atendimento ao público e realizar audiências nos locais mais distantes. "Nosso objetivo é atingir os 102 municípios alagoanos. Para isso escolhemos geograficamente 12 cidades polos, onde abrangerão as circunvizinhas. O Procon- Móvel (ônibus) levará aos consumidores palestras, cursos, filmes e atividades relacionados com a educação para o consumo", esclarece Cunha.

INAUGURAÇÕES

A primeira etapa das inaugurações está previstas até fevereiro. As localizadas no interior do Estado só vão funcionar os postos depois do carnaval. Segue a lista das escolas que serão agraciadas:

*Escola Benedita de Castro Lima- Clima Bom- 01 de fevereiro;
*Escola Professora Miran Marroquim- Jacintinho- 01 de fevereiro;
*Monsenhor Benício de Barros Dantas- Poço- 08 de fevereiro.

Fonte: Procon

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos