Coruripe realiza segunda etapa do glaucoma

A prefeitura de Coruripe, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal), realizou, nesta terça-feira, (26), a 2ª etapa do mutirão para detectar o glaucoma, doença que acomete a visão causando o aumento da pressão do líquido que preenche o globo ocular a uma condição além do que o olho humano pode tolerar.

O atendimento foi realizado das 8h às 12h, focado nos exames oftalmológicos para detectar o glaucoma. A seção de exames gratuitos aconteceu no Clube do Povo oferecendo atendimento ao público-alvo: hipertensos, pacientes acima de 40 anos, diabéticos, idosos e pessoas com histórico de glaucoma na família. Outros três mutirões serão realizados no município até março. Nesta 2ª etapa o atendimento foi realizado sob a responsabilidade da médica oftalmologista Maria Maeve Born Muniz.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Fátima Porto, cada mutirão terá a estimativa de atender 250 pessoas. Conforme estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge 900 mil brasileiros e dados do Ministério da Saúde (MS) apontam aproximadamente 300 portadores do glaucoma, em Coruripe.

Durante o mutirão, além de exames de glaucoma também foram realizados exames de vista, catarata, pterígio, dentre outros. Os pacientes que tiveram o problema constatado serão encaminhados para tratamento gratuito pelo SUS, com oferta de medicamento [colírio] específico para a doença. No ato da triagem, todos devem levar documentos como carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Homens e mulheres já portadores de glaucoma também deverão participar da triagem, entre os dias 26/01 (praias), 9/02 (Pindorama), 23/02 (Centro) e 9/03 (praias e Pindorama). Mais informações pelo telefone (82) 3273-1019.

Fonte: Ascom/Coruripe

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos