ONG realiza treinamento para o Carnaval

Ascom CoruripeAscom Coruripe

O Instituto Amigos da Natureza (Inam), ONG que desenvolve trabalhos de conscientização sobre preservação ambiental através do voluntariado de jovens estudantes das redes privada e pública municipal e estadual de ensino de Coruripe, realizou, nesta quarta-feira, (27), um treinamento com o objetivo de preparar os jovens guardas ambientais para o desenvolvimento de trabalhos de conscientização e prevenção durante o período do carnaval, que recebe milhares de turistas durante a folia.

O treinamento, ministrado pelo coordenador do órgão, Marcos Lima, consiste em preparar os jovens voluntários para o desenvolvimento de conscientização aos foliões no que diz respeito à limpeza das praias coruripenses, as principais riquezas naturais da cidade. Segundo Marcos Lima, a conscientização será realizada “através da abordagem ao turista durante o desembarque nas várias praias de Coruripe, informando sobre a importância de manter o ambiente livre da sujeira e das conseqüências negativas para a saúde do planeta e, consequentemente, do homem, a partir do ato irresponsável de jogar lixo nas praias. Para incentivar a todos os foliões, nativos e turistas, à prática correta, vamos distribuir sacolas para que nelas seja armazenado todo o lixo”, destacou.

Prevenção de acidentes
A prevenção de acidentes de trânsito e afogamentos serão outros importantes trabalhos que os guardas ambientais do Inam irão desenvolver durante o carnaval. Ainda de acordo com Marcos Lima, os jovens estarão de prontidão para advertir os foliões sobre qual comportamento deve ser adotado para se evitar acidentes no trânsito, trabalhando ainda a respeito da mistura letal entre álcool e direção, uma das principais causas de acidentes automobilísticos com vítimas fatais durante a folia.

Para evitar afogamentos, principalmente entre os turistas que visitam o município e que não conhecem os pontos adequados para banho, os jovens voluntários irão promover junto aos banhistas, indicações dos locais seguros, marcando com bandeiras os locais perigosos, além de reforçar essas indicações por meio de conversas com o público.

Os guardas ambientais ainda participarão de outras etapas de treinamento. O próximo passo será a aplicação de aula de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros, que enviará ao município alguns membros da corporação para a realização do referido serviço entre os jovens voluntários. A aula está marcada para o dia 9 de fevereiro, em Coruripe.

Fonte: Ascom Coruripe

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos