MP quer mudanças na seleção de monitores

Ascom MPPromotora Cecília Carnaúba

Promotora Cecília Carnaúba

A promotora de Justiça Cecília Carnaúba recomendou ao secretário estadual de Educação, Rogério Teófilo, uma série de ações para corrigir distorções observadas no processo seletivo de monitores da rede estadual de ensino para suprir a carência de professores. A escolha foi feita pelo governo em novembro do ano passado. Serão contratados 1,3 mil monitores de um total de sete mil classificados. O Ministério Público Estadual quer que após o cumprimento das recomendações seja publicada uma lista com a reclassificação dos candidatos de acordo com o novo resultado.

No entanto, um grupo de aproximadamente 40 candidatos procurou o MPE para denunciar que alguns nomes foram favorecidos na entrega dos documentos. Foi então que a promotora de Justiça organizou uma reunião no auditório do prédio-sede para ouvir os dois lados – governo e candidatos que reclamavam do resultado. Foi depois do encontro que surgiu a necessidade de sugerir mudanças no formato da seleção.A recomendação foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado.

Cecília Carnaúba recomendou que a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Estado de Alagoas abra prazo para que os candidatos que apresentaram a documentação, no ato da inscrição, sem autenticação ou assinatura, apresentem os respectivos originais para conferência. Além disso, a promotora de Justiça orientou a SEE para que dê publicidade às razões de exclusão dos candidatos do certame e, em seguida, reabra o prazo para recurso, o que não aconteceu durante seleção. “Os candidatos foram informados que seus documentos estavam com problemas, mas não foram apontados quais seriam os erros”, explicou a promotora de Justiça.

Para evitar que o processo seletivo de monitores seja paralisado ou até mesmo suspenso e consequentemente os estudantes da rede estadual de ensino fiquem prejudicados com a carência de professores temporários, o MPE recomendou ao secretário Rogério Teófilo que mantenha em sala de aula todos os monitores contratados até agora, bem como que prossiga com as contratações necessárias para suprimento das carências da rede pública.

Fonte: Ascom MP

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos