Municípios debatem Plano de Resíduos Sólidos

Representantes dos municípios de Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto, Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Roteiro, Piaçabuçu e Penedo participaram, nesta quarta-feira (27), da 1 ª oficina que visa à formalização de consórcios públicos na área de resíduos sólidos para os municípios alagoanos. O evento foi ministrado pela Gerente de Saneamento, Elaine Melo, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A iniciativa é fruto de um convênio firmado em 2007 entre o governo de Alagoas, por meio da Semarh, e o Ministério do Meio Ambiente. Mais de 330 mil foram disponibilizados para as ações, com contrapartida do Estado.

Na região do Litoral Sul, a 1 ª oficina aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores, em Coruripe, mais dois encontros estão marcados para os dias 12 de maio e 10 de junho, deste ano. Nesse primeiro momento, o encontro serviu para divulgação do Plano Estadual de Regionalização de Resíduos Sólidos, apresentação de algumas iniciativas de regionalização e a coleta de dados sobre resíduos sólidos nos municípios participantes. Nos próximos encontros serão efetivamente elaboras propostas de regionalização e a validação dessas ideias, respectivamente.

De acordo com a gerente da Semarh, dentre o planejamento de atividades, foi montado um cronograma para atingir todos os 102 municípios, “nessa que é a primeira das fases do Convênio. Sete regiões serão sede dos debates, recepcionando as cidades circunvizinhas: Marechal Deodoro, União dos Palmares, Matriz de Camaragibe, Coruripe, Arapiraca, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia”.

“O intuito aqui é traçar cenário de consócios. Esse momento de interação nos ajuda, a saber, a situação de cada localidade”, disse a representante do Ministério do Meio Ambiente, Ana Flávia Freire. Conforme informações da Semarh, a segunda fase do Plano de Regionalização dos Resíduos Sólidos do Estado se dedicará à construção de um plano de gestão integrada para os municípios que integram a Bacia hidrográfica do rio São Francisco. A terceira fase é a elaboração de um banco de dados e a última a formalização de um consórcio prioritário da Bacia do São Francisco.

”O encontro nos proporciona mais uma opção de melhoria para os municípios, pois em Alagoas, não existe programas consolidados de resíduos sólidos. Com esse estudo e uma futura formalização de todo esse processo, esperamos melhorar as condições de saúde, higiene e paisagismo que estão relacionas ao assunto”, enfatizou o secretário municipal do Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Desenvolvimento de Coruripe, José Edson.

Participaram do encontro, o prefeito de Coruripe em exercício, George Guido, secretários municipais e técnicos que trabalham com a limpeza urbana.

Experiência

Alagoas já tem formalizado um consórcio intermunicipal de resíduos sólidos. Fica na região de Olho D’água das Flores e conta, oficialmente, com oito municípios partícipes. As discussões avançam e já há interesse de outros municípios se engajarem no projeto.

Fonte: Ascom/Coruripe

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos