Assembleia aprova orçamento do Estado para 2010

Vanessa Alencar/Alagoas24horasDepois de muita negociação, orçamento enfim foi aprovado na ALE

Depois de muita negociação, orçamento enfim foi aprovado na ALE

A Assembleia Legislativa aprovou no início da noite desta terça-feira, 2, depois de vários adiamentos, o orçamento do Estado para 2010. O projeto foi aprovado em plenário por 18 votos contra quatro em sessão extraordinária após os trabalhos terem ficado suspensos por mais de uma hora e meia para que houvesse entendimentos de lideranças a pedido do líder do governo na Casa, deputado Alberto Sextafeira (PSB).

O pedido foi feito para que os parlamentares tivessem um maior conhecimento do relatório da Comissão de Orçamento e Finanças sobre a proposta orçamentária do Estado para 2010. A proposta aprovada garante um reajuste de 5,8% no orçamento da Casa Tavares Bastos, de 2% para o do Tribunal de Contas e de 1% para o Ministério Público estadual. Os reajustes terão um impacto de cerca de R$ 8 milhões nas contas do governo estadual.

“A grande maioria dos deputados desconhece o teor do relatório”, afirmou o deputado petista Judson Cabral, logo após o pedido de suspensão da sessão. Cabral admitiu até mesmo que seu partido solicitasse vistas ao projeto, o que terminou por não acontecer. “Esperamos que a votação ocorra hoje, porque essa é a manifestação da maioria dos deputados e uma exigência da sociedade”, frisou Cabral, que votou contra em plenário.

Além dele, votaram contra os deputados Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), Antonio Albuquerque (PTdoB) e Rui Palmeira (PSDB). O voto de Rui Palmeira contra a proposta orçamentária do Executivo foi de certa forma uma surpresa pelo fato de o deputado ter se manifestado anteriormente contrário apenas ao aumento no duodécimo da Casa, o que ele fez ainda na análise das emendas. No entanto, manteve a posição na votação final.

O valor inicialmente previsto na peça orçamentária era R$ 5.739.556.280.00, sem contar com as emendas parlamentares.

Atualizada às 19h58

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos