Comtáxi realiza ação de saúde de motoristas

Alagoas24Horas/ArquivoHaverá verificação de pressão, teste de glicemia e vacinação

Haverá verificação de pressão, teste de glicemia e vacinação

A Cooperativa Metropolitana dos Condutores de Táxi Convencionais do Estado de Alagoas (Comtáxi) promove na próxima sexta-feira, dia 12, a partir das 8h, uma ação cooperativas voltada para saúde dos motoristas. A ação é uma parceria entre a Comtáxi, a Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) e o Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL), na qual serão oferecidos teste de glicemia, pressão arterial, vacinação e ainda testes de glaucoma e exames oculares.

A ação abrange ainda a participação da comunidade próxima à cooperativa. O Iofal irá estacionar sua unidade móvel, na sede da cooperativa que fica na Rua Pau D’Arco, 207, bairro do Feitosa, para realizar testes de glaucoma em adultos acima de 40 que tenham caso de cegueira na família ou já possuam alguma deficiência ocular. Segundo o Ministério da Saúde, é nessa faixa etária que os sinais do glaucoma começam a aparecer.

Para o diretor-presidente da Comtáxi, José Erivaldo da Silva, o dia 12 será reservado para os cooperados realizarem um verdadeiro cheque-up. “Sabemos das dificuldades da nossa classe. Muitos não possuem plano de saúde, passam muito tempo sentados, sob o stress do trânsito e sem acompanhamento médico algum. Temos a consciência que a saúde fica sempre para depois”, afirmou.

A ação promovida pela Comtáxi vai além dos 124 cooperados. Os trabalhadores da Cooperativa dos Taxistas do Terminal Rodoviário de Maceió (Coottrom), com sede instalada no Feitosa, também foram convidados a cuidar da saúde. “Iremos priorizar os taxistas que buscarem os serviços da ação social, visto que boa parte deve reservar um tempinho no meio do expediente para se cuidar”, informou José Erivaldo.

O diretor-secretário da Comtáxi, Jorge Pereira, revelou que ações como essas vão se repetir nos próximos meses. “Nosso presidente está empenhado para desenvolver mais ações como essa. Por isso, convocamos os cooperados e a população da região para aproveitar essa grande oportunidade. Nosso objetivo é conscientizar nossos colegas de profissão sobre os cuidados que devemos ter com a saúde”.

Glaucoma

O glaucoma é uma das principais causas da cegueira em todo mundo. No Brasil o governo federal está prestando assistência em diversas partes do país para impedir o crescimento dessa doença. E em Alagoas o Iofal está conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS) para prestar todo atendimento a adultos com glaucoma desde os exames iniciais até o tratamento.

O glaucoma é uma doença dos olhos em que a pressão interna do órgão, em determinado momento, foge do controle biológico natural, causando uma lesão lenta, progressiva e irrecuperável do nervo óptico. A doença é ainda assintomática e pode ser causada por hábitos da vida moderna e o stress.

Fonte: BCCOM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos