Servidores do HGE são vacinados contra gripe

O Hospital Geral do Estado (HGE) iniciou nesta quarta-feira (17) a vacinação contra a gripe A (H1N1) dos profissionais de saúde que atuam na unidade. A ação está sendo realizada no hall do auditório, a partir das 8h, e prossegue até a próxima sexta-feira (19). Cerca de 2.500 doses da vacina foram reservadas para o hospital.

Para participar, basta o servidor comparecer ao local com o cartão do Serviço Único de Saúde (SUS). Os servidores que ainda não possuem o documento poderão adquiri-lo no local da vacinação. A imunização dos servidores é uma determinação do Ministério da Saúde (MS), que preconiza a imunização de todos os profissionais que atuam nos serviços de saúde, tais como urgências, hospitais, prontos-socorros e Samu de todo o país.

“O HGE está mobilizado com a imunização dos servidores e dos que prestam serviços no hospital, como o pessoal da limpeza, vigilantes e policiais, além de estudantes que desenvolvem atividades acadêmicas coordenados pela Gerência Acadêmica e Centro de Estudos”, ressaltou a médica e coordenadora da Saúde Ocupacional do hospital, Francine Loureiro.

A iniciativa atende às orientações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e o Hospital Geral do Estado, por meio do Serviço de Gestão de Pessoas e da Seção de Saúde Ocupacional.

A Influenza A H1N1 (popularmente conhecida como gripe A) é uma gripe pandêmica, que atualmente está acometendo a população de inúmeros países. A doença, causada por um vírus, foi inicialmente detectada no México no final de março de 2009 e, desde então, se alastrou por diversos países.

Os sinais e sintomas da gripe A são semelhantes aos da gripe comum, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta e fraqueza. Entretanto, diferentemente da gripe comum, ela costuma apresentar complicações em pessoas jovens.

Calendário — Alagoas dá início na próxima segunda-feira (22) à segunda etapa da vacinação contra a influenza A, destinada a gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 2 anos e pessoas com doenças crônicas (cardíaca, respiratória, hepática, renal sanguínea, diabetes, imunodepressão ou obesidade acentuada), exceto os idosos, que serão vacinados em outra etapa.

Jovens de 20 a 29 anos devem procurar os postos de vacinação de 5 a 23 de abril. De 24 de abril a 7 de maio, idosos (mais de 60 anos) portadores de doenças crônicas receberão doses da vacina. A imunização de pessoas na faixa etária de 30 a 39 anos acontece de 10 a 21 de maio.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Brasil completa dois anos sem casos de sarampo

País está em vias de voltar a receber a certificação de país livre da doença, condição que havia alcançado em 2016. Vacina tríplice viral, disponível no SUS, protege contra o sarampo, caxumba e rubéola

Deixe um comentário

Vídeos