Redes de pesca são apreendidas

AssessoriaRedes foram apreendidas

Redes foram apreendidas

Durante uma operação de rotina realizada na Lagoa Manguaba, nas proximidades do município de Marechal Deodoro, o Batalhão de Polícia Ambiental apreendeu na madrugada desta quinta-feira duas redes de pesca predatória, conhecidas como candangos. As redes, com dimensões aproximadas de 15 metros de largura por 20 de comprimento, estavam sendo instaladas por dois pescadores infratores que, ao observarem a aproximação da guarnição, abandonaram as redes se evadindo pelo mangue.

De acordo com o comandante da operação, tenente Arlan Siqueira, essas operações são frequentes nos dias de lua crescente, em virtude da maré baixa, propícia para a pesca predatória. “Temos conhecimento dessa prática ilegal e estaremos intensificando a fiscalização nos locais e períodos de maior incidência desses crimes”, destacou.

O candango é uma rede em forma de cone, que mede em média 5 a 10 metros de largura (inicial) e 15 a 20 metros de comprimento, e custa ao artesão de R$ 800,00 a R$ 1.500,00, dependendo do tamanho e do material utilizado para sua confecção. A rede não é encontrada à venda no comércio especializado, por contrariar o artigo 34, inciso II da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), combinado com o Artigo 1º da Portaria 001, de 05 de abril de 2002 do IBAMA.

Fonte: PM/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos