Moradores de loteamento denunciam esgoto a céu aberto

Danielle Silva/Alagoas24HorasDanielle Silva/Alagoas24Horas

Os moradores do loteamento Parque dos Cajueiros, no bairro do Jacintinho, denunciam que suas casas estão sendo invadidas por um esgoto cuja passagem fica em frente às casas. O problema da falta de saneamento e tratamento de esgoto ocorre há pelo menos 15 anos, mas nos últimos meses a situação ficou ainda mais grave porque um muro foi construído no final da rua, deixando a água represada.

A equipe do Alagoas24Horas esteve no local a pedido dos moradores e encontrou um local tomado pelo mau cheiro, sujeira, propício à proliferação de vetores. Crianças e alguns adultos apresentam problemas respiratórios devido ao forte odor exalado pela água suja. Segundo os moradores, o problema aumenta quando chove. “Nós ficamos preocupados quando começa a chover porque o nível do esgoto se eleva e invade nossas casas”, desabafa dona Socorro, que reside no local há 15 anos.

“Sempre foi ruim, mas agora está pior. Meus móveis acabaram todos, só restou a cama porque é de ferro”, completa a dona de casa.

Os moradores esclarecem que o esgoto vem da Rua Santo Antônio, tem passagem na porta das residências e desembocado na Grota do Cigano, também no Jacintinho, de onde segue direto para a praia. “A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) veio até aqui e propôs uma parceria para realizar o saneamento, mas nós pagamos caro nossos impostos, o IPTU, queremos só o que nos é de direito”, reclamou um morador que não quis se identificar, acrescentando que a rua consta na prefeitura como saneada e calçada.

Enquanto o problema não é solucionado, os moradores se revezam na limpeza do local e encontram paliativos, como barreiras de contenção na porta de suas casas para evitar que a água suja entre.

O Alagoas24Horas tentou entrar em contato com a Secretaria de Infraestrutura, alvo das reclamações dos moradores, mas não obteve êxito.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos