Prefeitura e PRT discutem projetos para Lixão

Secretários do município se reuniram nesta sexta-feira (19) com a procuradora do Trabalho Rosimeire Lobo para discutir o andamento dos projetos sociais que devem ser implantados na região do Lixão de Cruz das Almas. Os projetos atendem a um acordo judicial firmado entre a Prefeitura e a Procuradoria Regional do Trabalho (PRT).

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) se comprometeu a construir no local um Centro de Educação Infantil, que funcionará como creche e escola de ensino fundamental. Segundo o secretário de Governo do município, Pedro Alves, a Semed está fechando um convênio com a Comarhp para a cessão de um terreno na região pelo prazo de 20 anos.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantou uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) na Vila Emater. “Já há pessoas trabalhando no local. São médicos, agentes comunitários de saúde e de endemias atendendo a população”, revela o secretário Francisco Lins.

Outra secretaria que cumpriu as determinações da PRT foi a de Assistência Social. Segundo o secretário Francisco Araujo, a Semas inaugurou na região uma unidade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

O Peti Bela Vista foi entregue à comunidade no final do ano passado. Além disso, a Semas também está implantando um disque-denúncia, para atender as chamadas denunciando a exploração do trabalho infantil. “A partir desse telefone vamos montar um banco de dados e fazer as estatísticas das ocorrências”, explica Araújo. A procuradora Rosimeire Lobo se mostrou interessada nesses dados, para subsidiar o trabalho da PRT em Maceió.

A Guarda Municipal também garantiu à procuradora que mantém homens na região do Lixão, para evitar o acesso de crianças. Segundo a Guarda, há 16 homens trabalhando no local.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos