Operação ‘Caça Fantasma’ prende quadrilha

Após três meses de investigações, a Policia Civil da cidade de Alagoa Nova, comanda pelo Delegado Durval Barros conseguiu desarticular umas das maiores quadrilha de golpistas contra aposentados do INSS, que agia em várias cidades da Paraiba e do Nordeste.

Durante a operação ‘Caça Fantasma’ foram presos: Raimundo de Souza Arnaud Filho, Alexsandro Santos Bezerra e Valmir Evangelista Vieira, todos com mandados de prisões preventivas decretadas pelo Juiz da cidade Alagoa Nova, Eronildo José Pereira.

As investigações foram iniciadas em janeiro de 2010, sob o comando do delegado Durval e, o Inquérito Policial concluído recentemente, já foi remetido para Justiça com identificação de autoria e materialidade dos crimes praticados pela quadrilha.

De acordo com informações oficiais, os estelionatários falsificaram vários documentos pessoais de beneficiário do INSS em cidades da Paraíba e de Estados vizinhos.

Ainda em 2009, os policiais detectaram uma fraude realizada por Alexsandro, que portava documentos falsificados de um outro aposentado já falecido, João Francisco Rodriguês, da cidade de São João do Cariri, inclusive, de posse de uma Procuração Pública, outorgada por Valmir, que usando documentos falsos se passava pela vítima Geraldo Targino.

Ainda ficou evidenciado nas investigações que Raiumundo de Souza Arnaud Filho, deu entrada em mais cinco processos de empréstimos consignados junto a um correspondente bancário do BMG, na cidade de Campina Grande, falsificando documentos de aposentados do INSS, desta vez se passando como o corretor Raimundo Arnaud Santos, usando documentos falsos.

A Polícia descobriu durante as investigações que várias pessoas foram utilizadas como ‘laranjas’. Fotos também haviam sido cedidas por terceiros a integrantes da quadrilha, para montagem da documentação falsa e criação dos ‘fantasmas dos aposentados’.

As vítimas são de Picuí, Boqueirão, Nova Palmeira, Cajazeiras, cujos processos de consignação são não foram deferidos, por intervenção da ‘Operação Caça Fantasma’.

A prisão dos acusados aconteceu nesta sexta-feira (19), pela manhã, em Campina Grande, ainda foi preso e ouvido em interrogatório, João Paulo Canuto Alves.

Durante o depoimento prestado na Central de Polícia de Campina Grande, João Paulo afirmou que era contratado para montar os documentos dos aposentados do INSS e que o rendimento por cada montagem chegava aos R$ 600,00. O acusado também confessou que já havia montado mais de 20 documentos.

Com João Paulo ainda foi apreendido um notebook e documentos falsos, a Polícia constatou a existência de vários programas de falsificação de documentos, fotos, impressões digitais, comprovantes de residências e documentos do INSS, pertencentes as vítimas lesionadas e outras que ainda iriam sofrer o golpe. O notebook será remetido ao Instituto de Polícia Científica, em João Pessoa, para realização de perícia.

De acordo com o delegado Durval Barros, a operação não tem data para terminar e, com o surgimento de novos nomes de golpistas e de novas denúncias, serão expedidos novos mandados de prisão.

A Polícia também vai investigar a participação de pessoas utilizadas exclusivamente para a retirada do dinheiro nos bancos.

O delegado Durval barros vai convocar a imprensa paraibana para uma entrevista coletiva na próxima segunda-feira (23) para apresentação de documentos apreendidos e maiores esclarecimentos.

portalcorreio

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos