Agricultura familiar inaugura feira quinzenal

Assessoria/IncraFeira da Agricultura Familiar

Feira da Agricultura Familiar

Todas as quintas-feiras, a cada quinze dias, no centro de Maragogi, agricultores familiares e assentados poderão comercializar seus produtos em barracas padronizadas. A feira quinzenal da agricultura familiar foi aberta hoje (01/04/2010), dando início a etapas de ampliação que deverão alcançar a maioria das cidades do Litoral Norte de Alagoas. A iniciativa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tem o apoio da Prefeitura de Maragogi e das empresas que prestam assistência técnica aos pequenos agricultores.

Mais de 20 barracas, a maioria padronizada, foram dispostas na rua onde já funciona a feira semanal da cidade. Só que, em vez de produtos de outros municípios e estados, com preços muitas vezes majorados, produção vinda diretamente das roças plantadas em assentamentos e pequenas propriedades de Maragogi. Banana, coco, macaxeira, abóbora, frutas e verduras colorem as barraquinhas e logo ganham clientes. Em uma barraquinha, peças artesanais fabricadas a partir da fibra da bananeira.

A feira já acontecia a cada três meses. A nova programação atende a reivindicações dos trabalhadores da região. A idéia já vinha sendo trabalhada por técnicos do Incra e representantes das associações de assentados. O objetivo, de acordo com Nilson Macário, servidor do Incra responsável pela organização da feira, “é criar mais um canal de comercialização para o pequeno agricultor e reduzir a influência do atravessador”.

Com a nova freqüência, José Moraes da Silva, de 56 anos, terá mais oportunidades de melhorar suas vendas. Ele nasceu na fazenda Aquidaban e passou à condição de assentado quando o projeto de assentamento foi criado pelo Incra, há dois anos. Produtor de hortaliças, ele aprovou a idéia. “Já faço entrega em hotéis e restaurantes da cidade e, com esse espaço, vou vender muito mais, porque produto não falta”.

O diretor da Cooperativa Agrícola de Assistência Técnica e Serviço (Cooates), José Cláudio da Silva, explicou que a feira vai se estender por outras cidades da região. A Cooates é umas prestadoras de assistência técnica que trabalham com os assentamentos do Litoral Norte. “O mesmo padrão será levado a Japaratinga e Porto Calvo, onde já estamos negociando a organização com as prefeituras; mas outras cidades virão”.

O superintendente do Incra, Estevão Oliveira, e o secretário de Agricultura de Maragogi, Luís Antônio Caldas, visitaram a feira e também compraram produtos. Os dois órgãos anunciaram que a parceria será mantida, com novos compromissos assumidos. O Incra estará, em breve, disponibilizando um caminhão para ajudar no transporte dos produtos.

“Nossos investimentos em consolidação e desenvolvimento dos assentamentos são cada vez maiores e isso vai se refletir no aumento da produção e na melhoria das condições de comercialização para os assentados”, afirma Oliveira, que defende a ampliação do modelo para outras regiões do Estado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos