INSS amplia rede de atendimento em Alagoas

A Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Maceió investe mais de 30 milhões para aumentar a rede de atendimento em Alagoas, através do Plano de Expansão na Rede de Atendimento (PEX). Das 24 Agências da Previdência Social (APS) previstas para o Estado, duas já foram construídas, três serão concluídas até julho e 13 já iniciaram as obras, totalizando 18 unidades, o que representa 75% dos municípios previstos. Continua o processo de negociação para a construção das demais unidades.

As agências em Campo Alegre e São Sebastião já foram inauguradas. Em Teotônio Vilela, Pilar e Craíbas a construção está em processo de conclusão. As prefeituras de Coruripe, Ouro Branco, Atalaia, Junqueiro, Igreja Nova, Traípu, Piranhas, São José da Laje, Marechal Deodoro, São José da Tapera, Limoeiro de Anadia, Igaci e Cajueiro já estão em obras. E nos municípios de Maragogi, Joaquim Gomes, Mata Grande, Boca da Mata, Feira Grande e Matriz do Camaragibe, o INSS está negociando com as prefeituras a doação do terreno para a concretização do projeto.

Estas cidades se enquadram nas exigências do PEX: possuem mais de 20 mil habitantes, não dispõem de Agência da Previdência Social e suas prefeituras doaram terreno para a edificação da obra. Além de injetar recursos financeiros nos municípios, gerando desenvolvimento, as novas unidades proporcionam comodidade aos seus habitantes que não terão que se deslocar em busca de atendimento previdenciário.

“O INSS encontrou boa acolhida nestas prefeituras onde foi possível firmar parceria e o resultado é a ampliação dos serviços previdenciários, facilitando o acesso dos cidadãos aos seus direitos e melhorando suas vidas”, afirma o gerente executivo, Edgar Barros.

Lançado em fevereiro de 2009, o Plano de Expansão prevê a construção, em todo o país, de 720 novas agências da Previdência Social. Na região Nordeste, está prevista a construção de 339 unidades e, deste total, 48% já estão em obras. As novas agências obedecem aos padrões de acessibilidade e modernidade da rede de atendimento do INSS. Possuem mais espaço para os segurados, equipamentos modernos de informática, mobiliário novo, sinalização, inclusive tátil, sanitários para portadores de necessidades especiais, rampas para cadeirantes e itens de segurança, como detectores de metais.

Fonte: INSS

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