Marx Beltrão mobiliza moradores em audiência

Ascom CoruripeAscom Coruripe

Cerca de 2 mil pessoas, entre representantes do poder público, entidades ambientalistas, pescadores e a comunidade, em geral, participaram das discussões sobre impactos e políticas de compensação previstas no projeto de instalação do estaleiro Eisa Alagoas, nesta sexta-feira, (23), no Clube do Povo, em Coruripe.

No início da audiência, o prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, perguntou o que acontecerá com as comunidades de pescadores que necessitam sobreviver da região. O consultor Carlos dos Anjos, responsável pelo Estudo de Impacto Ambiental e pelo Relatório de Impacto ao meio Ambiente (EIA/Rima) informou que haverá ações compensatórias sobre a área degradada e também no entorno do empreendimento. Para cada hectare de mangue supresso, outro hectare será plantado

“Não há chance de retirar recifes de Coruripe. Muito pelo contrário, uma das condições para o estaleiro vir para Coruripe foi exatamente a formação dos recifes, necessários para dar a estabilidade de fundeio às embarcações”, explicou o consultor.

Pescadores representantes da Colônia Z10 disseram ter consciência de que haverá impactos ambientais. No entanto, disseram estar informados sobre as compensações. O grupo reivindicou que, após a conclusão dos estudos realizados pelo IMA e Ibama, seja feita uma audiência exclusiva com a categoria para orientá-los sobre a melhor forma de aproveitamento dos recursos pesqueiros.

O prefeito Marx Beltrão elogiou a política de desenvolvimento implantada pelo atual governo e defendeu a junção de esforços para dinamizar o crescimento do Estado. “Hoje muitos alagoanos podem colocar comida na mesa graças aos avanços que o governador, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, trouxe para o Estado. Esperamos que em breve possamos dar esta oportunidade ao povo de Coruripe com a implantação do estaleiro”, disse.

O secretário de Estado do Desenvolvimento, Luiz Otávio Gomes, representou o governador Teotonio Vilela Filho na audiência. Segundo ele, Alagoas nunca viu um empreendimento de o porte do estaleiro. Luiz Otávio explicou as dimensões e as finalidades do empreendimento. “O estaleiro prevê a instalação de três plantas industriais, uma delas para reparos de navio que poderão vir do mundo todo e outra de off shore, para construção de plataformas, o que no total gerará 10 mil empregos”, explicou.

A Secretaria de Estado da Educação informou que, até junho, a Escola Estadual de Educação Profissional e Tecnológica que está sendo instalada no município, para preparação de mão de obra para o estaleiro, estará em funcionamento.

EISA ALAGOAS
A audiência pública sobre o estaleiro Eisa Alagoas foi solicitada pelo presidente da Sociedade Civil Mãe Natureza, José Luiz Malta Argolo. Ele perguntou por que o Grupo Synergy escolheu AL para construir uma planta maior que a sede no Rio, que comporta 3 mil empregos.

O representante do estaleiro, Manoel Ribeiro, esclareceu que o Grupo encontrou terrenos mais próximos da sede, mas o Estado de Alagoas ofereceu as melhores condições. “Quem ofereceu o melhor acolhimento, a melhor recepção, foi o governo de Alagoas, diferente de outros estados, inclusive do Rio de Janeiro. Este foi o fator determinante. Ambiente, clima, tudo contribuiu para a eleição de Alagoas”.

Todas as propostas levantadas serão estudadas e analisadas pelos técnicos do IMA e o que foi exposto durante a audiência publica será incluído no projeto.

A audiência pública é um instrumento legal determinado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) pelo qual a população toma conhecimento do projeto que será instalado em determinada região, além dos impactos potenciais sobre o meio ambiente.

O estaleiro Eisa Alagoas será instalado no Pontal de Coruripe com a previsão de R$ 1,5 bilhão de investimentos e geração de 4.500 empregos diretos, além de milhares de indiretos, com impacto positivo sobre a realidade econômica de todo o Estado.

Participaram da audiência, o deputado federal Joaquim Beltrão, o deputado estadual João Beltrão, secretários de Estado, secretários e vereadores do município, prefeitos e políticos da região Sul, além da comunidade em geral.
Ascom Coruripe com informações do IMA

Fonte: Ascom Coruripe

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos