Coqueiros de Maceió são alvo de vândalos

SecomCoqueiros estão sendo depredados por vândalos

Coqueiros estão sendo depredados por vândalos

Uma nova modalidade de crime ambiental é registrada em Maceió: vândalos estão depredando coqueiros na orla para fazer gaiolas e pipas. Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) aponta cerca de 20 coqueiros, entre a Jatiúca e Pajuçara, com essas características. Na Avenida Assis Chateaubriand, mais sete apareceram depredados na segunda-feira (26), o que revela que o vandalismo ocorreu no final de semana.

As árvores estão tendo suas palhas arrancadas para confecção de gaiolas e pipas. “Eles tiram as folhas e aproveitam somente o talo”, diz uma testemunha, que flagrou, semana passada, quatro pessoas cometendo o crime. “Mas conseguiram fugir de bicicleta”, acrescentou.

Ricardo Ramalho, secretário da Sempma, pede que a população denuncie os flagrantes e ajude a coibir os vândalos. “Infelizmente, essa é uma novidade ruim, mas pedimos à população para que ajude denunciando, para que se possa evitar esse crime”, ressalta.

Além de prisão, quem for pego depredando os coqueiros pagará multa, que pode variar de 5 a 200 UFIRs e será enquadrado no artigo 178 do Código Municipal Ambiental e no artigo 20 da Lei das Árvores. Para denunciar, basta ligar gratuitamente para o número 0800 082 8000.

Ramalho destaca ainda que o plantio de coqueiros na orla foi intensificado. “Já foram plantados mais de 2 mil coqueiros”, afirma.

ÁRVORE SÍMBOLO

O coqueiro possui grande importância para o Brasil. Especialmente em Maceió, onde conquistou o título de Árvore Símbolo da cidade, desde 2005, num concurso realizado pela Sempma, onde disputou com outras nove espécies. A votação teve a participação de mais de 55 mil pessoas. Eleito, o coqueiro passou a ser imune ao corte.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos