MPT cobra realização de concurso na Semed

Para tentar resolver o problema da falta de segurança nas escolas da capital, fato que põe em risco a vida de servidores e alunos, será realizada audiência dia 20 de maio, às 14h30. O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas vai cobrar do prefeito Cícero Almeida a realização de concurso público para contratação de auxiliares de serviços gerais na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

De acordo com o procurador do Trabalho Cássio Araujo, a maioria das escolas da rede municipal não dispõem de porteiros, o que dificulta o controle de entrada e saída nesses estabelecimentos. “O fato de não haver esse controle por falta de servidor, deixa o acesso a essas unidades vulnerável a ação de assaltantes. Isso representa um risco para os trabalhadores e para toda comunidade escolar”, disse.

Atualmente, a Guarda Municipal faz a ronda nas escolas, seguindo prioridades estabelecidas, mas, segundo o inspetor Danilo Marques, o número de guardas não é suficiente para garantir a segurança nos locais. Durante Audiência realizada nesta quinta-feira (29/04), o secretário adjunto de Direitos Humanos do Município, Cláudio Beirão, disse que o município não se dispõe a realizar concurso público para guardas municipais e que “dentro do princípio da reserva do possível não se pode fazer mais nada além do que está sendo feito”.

A Polícia Militar, por meio do Batalhão Escolar, também está atuando para tentar garantir a segurança nas escolas, mesmo sem efetivo suficiente. Segundo o tenente coronel Claudivan Albuquerque, não houve ampliação do número de viatura, por isso, o atendimento é feito nas unidades onde há mais problemas.

Diante de todos esses problemas, o procurador notificou o prefeito Cícero Almeida e os secretários de Educação, de Finanças e de Administração para comparecem a audiência do dia 20 de maio para definir a realização de concurso público.

Fonte: Ascom PRT 19ª Região/Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos