Bairros são beneficiados com ações de saúde

SesauAções de saúde foram direcionada aos moradores de sete bairros

Ações de saúde foram direcionada aos moradores de sete bairros

Os moradores dos bairros Vergel do Lago, Trapiche da Barra, Joaquim Leão, Ponta Grossa, Vila Brejal, Pontal e Prado foram beneficiados, nesta sexta-feira (30), com ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Os serviços foram disponibilizados na Escola Estadual Anaías de Lima, no Vergel do Lago, durante mais uma edição do Governo Perto de Você, criado pelo Executivo estadual.

O projeto tem o intuito de descentralizar serviços públicos à população, facilitando o acesso à realização de exames, por meio do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL). Ele também tem o propósito de conscientizar crianças, jovens e adultos sobre as ações que previnem as doenças sexualmente transmissíveis, bem como, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.

O secretário da Saúde, Herbert Motta, destacou a relevância do projeto como alternativa para beneficiar a população que reside distante dos órgãos onde os serviços de saúde são disponibilizados. “Sabemos que muitas pessoas não têm meios financeiros para se deslocar às unidades de saúde, ou residem distante delas. Por isso, nada mais oportuno do que descentralizarmos os serviços para os bairros e municípios alagoanos”, ressaltou.

A estudante Karina Oliveira, 17 anos, foi uma das centenas de pessoas beneficiadas com o Governo Perto de Você. Acompanhada do irmão, ela realizou o exame de glicemia e aproveitou para obter informações sobre as medidas que devem ser colocadas em prática para evitar a dengue.

“Além de conhecer o mosquito Aedes aegypti, fui informada sobre as medidas que eu e meus familiares devemos seguir para evitarmos um surto de dengue. Fui orientada que não devemos manter plantas aquáticas em nossa residência e temos que tampar as caixas e reservatórios de água, já que o mosquito se reproduz com facilidade em locais onde há água limpa e parada”, relatou a estudante, que também obteve informações sobre o atendimento prestado pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu).

Doação – Mas paralelamente aos serviços ofertados, a Sesau também levou à Escola Anaías de Lima uma equipe multidisciplinar do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que captou doadores de medula óssea, imprescindível para salvar vítimas da leucemia. A dona de casa, Terezinha da Conceição, passou a integrar o Cadastro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome).

“Sempre assisto aos telejornais e conheci o drama de quem precisa de um transplante de medula óssea. Não tive a oportunidade de me dirigir ao Hemoal para me cadastrar como doadora, porque meu tempo é muito corrido. Nesta sexta, aproveitei a oportunidade e fui a primeira a fazer a doação para o cadastro nacional”, frisou Terezinha da Conceição, que garantiu incentivar seus filhos para realizar a doação.

Fonte: Assessoria/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos