Governo Perto de Você realiza 72 casamentos no Vergel

O governo do Estado realizou nesta sexta-feira (30), no Vergel, mais uma etapa do programa Governo Perto de Você. Na ocasião, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social participou com o Comitê de Erradicação do sub-registro emitindo 1ª e 2ª via de certidão de nascimento e em parceria com Tribunal de Justiça realizou o casamento coletivo.
Os atendimentos aconteceram na escola Anaías de Lima, no início do Dique Estrada. De acordo com o balanço feito pela Seades, foram emitidos cinco registros de nascimento, mais de 200 pessoas foram tirar a 2ª via deste mesmo documento e 72 casais participaram do casamento coletivo. Para o casal José Luciano e Maria Betânia, essa foi a realização de um grande sonho, eles que estão juntos há sete anos e já têm uma filhinha. “Não podíamos desperdiçar esta oportunidade, para mim é uma grande realização, porque morar junto não é a mesma coisa e temo também que dar exemplos aos nossos filhos“ disse a noiva agradecendo a iniciativa do governo.
Já Carlos de Andrade e Alexandra Silva, a oportunidade de casar sem ter despesas foi o mais importante. “Estamos construindo uma vida juntos há dois anos então queríamos oficializar isso. Essa ação do governo é muito importante, só assim nós vamos poder casar sem que o dinheiro faça falta no orçamento da família“, afirmou ele. Segundo o governador Teotonio Vilela, esse trabalho que é realizado desde 2007, tem tido uma receptividade muito grande, já que os serviços oferecidos ainda estão distantes da população.
Vilela acredita ainda, que existe um novo tempo no estado, com a chegada de indústrias e hotéis. “Trazer cidadania para essas pessoas é muito importante. E ver essas pessoas participando das ações que estamos trazendo mostra que existe a confiança em dias melhores” desabafou. A secretária estadual da Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema, vibrou com o saldo final de mais uma ação do Comitê. Ela destacou a importância do registro de nascimento, ela lembrou que este, é o documento básico para a emissão de todos os outros e fundamental para que possam aderir aos programas sociais.
“É muito importante oferecer a população a oportunidade de ter sua certidão de nascimento. Esses mutirões tem dado um resultado muito positivo e estamos trabalhando para até o fim do ano erradicar o sub-registro em Alagoas “, disse Jurema.
O juiz, Alfredo Mesquita, foi quem realizou o casamento nesta ação do governo e demonstrou muita satisfação em colaborar com esta ação de cidadania. “É muito importante o estado oferecer estes serviços para as pessoas que querem regularizar a situação que muitas vezes já existe, que tem frutos, mas que demanda recursos financeiros para oficializar perante a lei. É uma ação muito importante de cidadania e é por isso que venho com muito prazer atender a essas pessoas“, disse.
Além do casamento coletivo e da emissão de 1º e 2ª vias registro civil, a população pode tirar carteira de identidade, Carteira Profissional, receber atendimento do Procon, Defensoria Pública, cadastramento no Sine, teste de HIV, de hepatite, glicemia. Os serviços foram oferecidos das 8 às 17 horas.

Fonte: Ascom/Seades

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos