Vitória perde, mas garante o tetra do Baiano

atarde.com.bratarde.com.br

A TARDE ON LINE

O Vitória garantiu o tetracampeonato, mesmo perdendo o jogo por 2 a 1 para o Bahia em pleno Barradão. O rubro-negro baiano conquista assim o 26º título do campeonato baiano da história do clube.

Um gol aos 20 minutos do primeiro tempo, de Elkeson, aproveitando um rebote de escanteio, foi o suficiente para garantir ao time do técnico Ricardo Silva o título. Os gols de Rodrigo Gral e Lima, no início e no final do segundo tempo, respectivamente, não foram suficientes para o Bahia, que amarga seu nono campeonato baiano seguido sem vencer.

O JOGO

O Bahia partiu desde o início para a pressão sobre o Vitória, com a velocidade que o técnico Renato Gaúcho sentiu falta na derrota por 1 a 0 no domingo passado. O Tricolor só foi parado com muitas faltas. Tanto que Vanderson acabou sendo punido com o cartão amarelo logo no início do jogo, por causa de falta em Apodi.

O rubro-negro só chegou ao gol do Bahia aos quatro minutos, em uma perigosa cobrança de falta de Uelinton, que Fernando espalmou para escanteio.

A partida mateve o ritmo frenético para ambos os lados, com o Bahia chegando pelas lateriais, e o Vitória atacando com mais perigo por meio dos escanteios cobrados por Ramon, com várias chances em sequência.

Aos 12 minutos, após escanteio para o Bahia, Ananias aproveitou o rebote dentro da área, e livre de marcação, chutou fraco, perdendo a melhor chance do jogo até então.

O castigo pela oportunidade desperdiçada veio aos 20 minutos. Fernando espalmou para frente escanteio cobrado por Ramon e, com a falha de posicionamento da defesa tricolor na sobra, Elkeson acertou um belo e forte chute da entrada da área, no ângulo, abrindo o placar no Barradão.

Mesmo com o gol, o Bahia continuou pressionando o Vitória, que chegava menos, mas com mais qualidade do que o rival tricolor. Aos 28 minutos, em jogada parecida com o gol da partida anterior em Pituaçu, Júnior dominou na frente de Alison e girou para gol, acertando a rede pelo lado de fora do gol de Fernando.

A partir dos 30 minutos, o jogo teve seu ritmo diminuido, com poucas chances para ambos os lados. Mas já nos acréscimos da primeira etapa, o Bahia perdeu a sua melhor chance até então com Rodrigo Gral.

Com o time todo no ataque, o goleiro Fernando chutou para a área. O zagueiro Nen desviou de cabeça, sobrando para Rodrigo Gral. O atacante, sozinho, dentro da área, tentou tocar para Mendes. Mas o zagueiro Wallace conseguiu fazer o corte já na pequena área, evitando o que seria o primeiro gol do tricolor baiano.

Precisando marcar três gols no segundo tempo, o Bahia veio para o tudo ou nada na etapa final. E logo aos dois minutos, a torcida tricolor renovou suas esperanças. Após cobrança de falta por Rogerinho, Nen tocou de cabeça, e no rebote de Viáfara, Rodrigo Gral empurrou para as redes do goleiro rubro-negro.

Dois gols separavam o Bahia do título, e o Vitória ainda poderia tomar mais algum gol, que ainda assim, sairia como campeão. A situação ficou mais difícil para o rubro-negro quando, aos 28 minutos, o volante Vanderson foi expulso.

Com um a mais, o Bahia partiu para o desespero, tirando o volante Leandro e o zagueiro Nen, para a entrada dos atacantes Edilson e Lima. As substituições só surtiram efeito quando era tarde demais para o tricolor.

Já nos acréscimos, Rodrigo Gral, em posição muito questionada pela torcida do Vitória, recebeu cruzamento dentro da área e tocou de cabeça. Viáfara defendeu, mas no rebote, Lima colocou para dentro das redes, deixando o Bahia por apenas um gol para chegar ao título.

Apesar da tensão nos últimos minutos, o Bahia não conseguiu assustar após virar o placar, e o time de Ricardo Silva garantiu seu tetracampeonato, para um público de 23.237 pagantes, gerando uma renda de R$ 532.580,00.

VITÓRIA 1 X 2 BAHIA

Vitória; Viáfara, Nino Paraíba, Wallace, Reniê e Egídio; Vanderson, Uelliton, Bida e Ramon(Renato); Elkeson(Neto Corjua) e Júnior(Vilson). Técnico: Ricardo Silva.

Bahia: Fernando, Apodi(Carlos Alberto), Nen(Lima), Alison e Ávine; Leandro(Edilson), Marcone, Rogerinho e Ananias; Rodrigo Gral e Mendes. Técnico: Renato Gaúcho.

Data: 02/05/2010, domingo
Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador (BA)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (PR-FIFA).
Assistentes: Emerson Augusto Carvalho (SP-FIFA) e Erich Bartolomeu Bandeira (PE-FIFA).
Público total: 23.237 pagantes
Renda: R$ 532.580,00
Cartões amarelos: Vanderson, Uelliton, Nino Paraíba (Vitória); Mendes, Nen, Leandro, Marcone, Ananias, Ávine (Bahia)
Cartão vermelho: Vanderson(Vitória).
Gols: Elkeson (Vitória), aos 20min do primeiro tempo; Rodrigo Gral (Bahia), aos 2min, e Lima (Bahia), aos 46 min do segundo tempo.

atarde.com.br

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos