Semas lança campanha "não dê esmolas"

Ascom/SemasLançamento da campanha ocorreu nesta quarta na sede da prefeituraA

Lançamento da campanha ocorreu nesta quarta na sede da prefeituraA

A Prefeitura de Maceió apresentou nesta terça-feira (18), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a campanha “Não Dê esmolas, Promova Cidadania”. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Maceió, no Jaraguá, às 10 horas.

Um dos principais objetivos da campanha é despertar na população a conscientização sobre o verdadeiro sentido do ato de dar esmolas – que gera efeitos como evasão escolar, prostituição, exploração e violência contra crianças e adolescentes – e gerar ações que promovam o resgate da dignidade das pessoas que hoje vivem da mendicância.

Durante o lançamento da campanha, diversos temas foram abordados, como as conseqüências físicas, psíquicas e sociais da criança/adolescente em situação de rua. O coordenador do Programa Guardião da Cidadania, César Souza, falou que a campanha não visa desestimular a solidariedade das pessoas e sim conscientizar a sociedade que, por traz da esmola, existe a exploração e a violência contra crianças e adolescentes.

“Nosso encontro, hoje, foi para apresentar uma campanha que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o ato de não dá esmolas, e sim, promover cidadania, e também pedir o apoio de todos: Ministério Público, Conselho Tutelar, além de instituições que trabalham com crianças e adolescentes, organizações não governamentais, para, assim, minimizarmos a situação dessas pessoas que mendigam pelas ruas de Maceió”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Francisco Araújo.

Estavam presentes, o secretário de administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Comarhp), Sérgio Villela, o promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Luiz Medeiros, o secretário de Comunicação de Maceió, Marcelo Firmino, o secretário de Governo da Prefeitura, Pedro Alves, além de representantes de diversas instituições e coordenadores dos programas sociais da Semas.

Fonte: Ascom/Semas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos