Sâo Paulo bate o Cruzeiro e garante vaga na semi da Libertadores

Com um jogador a mais desde o primeiro minuto de jogo (Kleber foi expulso), o São Paulo bateu o Cruzeiro por 2 a 0 nesta quarta-feira, no Morumbi, e confirmou sua classificação à semifinal da Copa Libertadores da América. Na ida, os paulistas já haviam vencido os mineiros pelo mesmo placar.

A torcida tricolor começou o jogo fazendo festa. Kleber, que, embora tenha sido revelado pelo São Paulo, hoje é "inimigo" do clube (virou ídolo do arquirrival Palmeiras e não esconde o rancor com o ex-time em cada confronto), atingiu o rosto de Richarlyson com a mão ao tentar se proteger da marcação e levou vermelho do árbitro uruguaio Jorge Larrionda, que interpretou o lance como agressão.

Com a vantagem numérica em campo e no duelo das quartas de final, o time da casa teve tranquilidade para assegurar o triunfo com um gol em cada tempo (Hernanes marcou no primeiro, enquanto Dagoberto deixou o seu no segundo). Mais do que isso, a equipe tricampeã da América confirmou a vingança sobre o Cruzeiro, seu algoz na mesma fase da edição de 2009 da Libertadores.

O adversário do São Paulo na fase semifinal dependerá dos resultados de Flamengo e Internacional. Se tanto o time carioca quanto o gaúcho se classificarem, os paulistas enfrentarão a equipe colorada. No caso de apenas um dos dois avançar, os comandados de Ricardo Gomes encaram o compatriota "sobrevivente". Se nem Flamengo nem Inter passarem, o rival será o Estudiantes.

Após a expulsão de Kleber, os donos da casa partiram para cima. Aos 6min, Marlos obrigou Fábio a fazer boa defesa. O time celeste chegou a dar o troco em chute de Thiago Ribeiro, que parou em Rogério Ceni, mas os tricolores pressionavam e não demoraram para abrir o placar. Aos 23min, Júnior César driblou dois marcadores pela esquerda e cruzou para Hernanes marcar.

O São Paulo manteve o domínio após o gol e só não ampliou porque parava na defesa azul ou no preciosismo de seu ataque, como com Cicinho, que preferiu dar chapéu em Fábio ao invés de finalizar e desperdiçou boa chance. No intervalo, o técnico Adílson Batista mexeu no Cruzeiro, com o atacante Wellington Paulista no lugar do volante Fabrício, e tentou pressionar.

No entanto, os paulistas marcariam novamente aos 8min. Fernandão recebeu lançamento de Júnior César e ajeitou de cabeça para Dagoberto, que tocou por cobertura. Leonardo Silva tentou tirar, mas não evitou o segundo. Sob os gritos de "olé" das arquibancadas, o São Paulo investiu na troca de passes e, sem qualquer susto, fez a festa pela classificação com o apito final.

FICHA TÉCNICA

São Paulo 2 x 0 Cruzeiro

Gols
São Paulo: Hernanes, aos 23min do primeiro tempo, e Dagoberto, aos 8min do segundo tempo

Ponto Forte do São Paulo
Aproveitou a expulsão de Kleber e confirmou a vaga na semi sem sustos

Ponto Forte do Cruzeiro
Tentou, na medida do possível, pressionar até o segundo gol tricolor e não "apelou" quando a eliminação foi consolidada

Ponto Fraco do São Paulo
Nenhum. Teve o trabalho facilitado com a expulsão.

Ponto Fraco do Cruzeiro
Sem Kleber, o ataque não funcionou no Morumbi

Personagens do jogo
Júnior César, que participou dos lances dos dois gols do São Paulo, e Kleber, que decidiu o futuro da partida com sua "expulsão-relâmpago"

Lance polêmico
Os cruzeirenses consideraram exagerada a expulsão de Kleber logo no primeiro minuto de jogo

Esquema Tático do São Paulo
3-5-2
Rogério Ceni; Alex Silva, Miranda (Xandão) e Richarlyson (Jean); Cicinho, Rodrigo Souto, Hernanes, Marlos e Junior Cesar; Dagoberto (Fernandinho) e Fernandão. Técnico: Ricardo Gomes

Esquema Tático do Cruzeiro
4-4-2
Fábio; Jonathan (Thiago Heleno); Leonardo Silva, Gil e Diego Renan (Elicarlos); Fabrício (Wellington Paulista), Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto; Thiago Ribeiro e Kleber. Técnico: Adílson Batista

Cartões Amarelos
São Paulo: Richarlyson, Alex Silva, Miranda e Dagoberto
Cruzeiro: Marquinhos Paraná

Cartão Vermelho
Cruzeiro: Kleber

Árbitro
Jorge Larrionda (Uruguai)

Local
Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos