Eduardo Antônio Lopes é eleito defensor-geral

O atual defensor público-geral da Defensoria Pública de Alagoas, Eduardo Antônio de Campos Lopes, foi eleito por unanimidade ao cargo de defensor público-geral. A eleição para o exercício de mandato do biênio 2010/2012 aconteceu durante todo o dia de hoje (7), na sede da Defensoria Pública de Alagoas.

A votação para o cargo de defensor público geral é plurinominal: quando o eleitor pode votar em até três nomes constantes na cédula oficial. Os três nomes mais votados formam uma lista tríplice e logo encaminhada para o governador, que deverá optar por um. No entanto, houve apenas um inscrito. ´

O nome do eleito pela classe deverá ser encaminhado ao governador do Estado, Teotônio Vilela Filho, após reunião do Conselho – que será marcado para esta semana, que no prazo de 15 dias sairá à nomeação do novo defensor público geral.

A eleição ocorre em razão da autonomia administrativa, preconizada pelo artigo 159B da Constituição Estadual.

Para o defensor público eleito, Eduardo Antônio Lopes, a eleição ocorrida hoje é mais um motivo para o fortalecimento da instituição e de todos os defensores. “É mais uma etapa cumprida na implementação da autonomia plena da Defensoria Pública e no seu fortalecimento conforme legislação vigente. Configura-se também uma vitória também da instituição e da sua classe”, pontua o defensor.

O defensor público-geral é o chefe da instituição e a quem compete a administração superior da Defensoria.

Fonte: Elisa Azevedo/Ascom Defensoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos