Passeata no Dia Contra Trabalho Infantil

Na próxima quinta-feira, 10, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas, em parceria com o Município de Maceió, realiza caminhada na orla marítima. O evento faz parte da campanha educativa para marcar as comemorações do 12 de junho, Dia Mundial, Nacional e Municipal de combate ao trabalho infantil.

Este ano, será a primeira vez que a data 12 de junho entra no calendário escolar do Município de Maceió, após a publicação da Lei 5.840/2009, em novembro de 2009, que instituiu o Dia Municipal de Combate ao Trabalho Infantil.

A concentração da caminhada será na quadra de esportes, próxima à Feirinha de Artesanato da Pajuçara, a partir das 15h. A saída será às 16h em direção ao antigo Alagoinhas, onde estará montada estrutura para apresentações artístico-culturais: teatro, grupos do Peti de Maceió, Messias, Atalaia e Porto Calvo e orquestra de Coqueiro Seco. O MPT também entregará os prêmios aos vencedores do concurso de redação, realizado com crianças da rede municipal de ensino de Maceió.

O primeiro colocado receberá um notebook e uma mochila; o segundo, uma coleção de livros e um MP4; e o terceiro, uma coleção de livros. A escola do vencedor do concurso também receberá R$ 1 mil para compra de livros.

O evento também tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Alagoas e Maceió.

A campanha

A campanha 2010 de combate ao trabalho infantil está sendo realizada em Arapiraca e em Maceió, com apoio das prefeituras dos dois municípios. O objetivo é sensibilizar a população sobre os males causados a crianças e adolescentes que são explorados e obrigados a mendigar, a vender bugigangas e frutas ou a limpar pára-brisas nos semáforos. O MPT busca conscientizar as famílias de que lugar de criança é na escola e faz uma alerta à sociedade para os riscos a que a criança está sujeita quando deixa de estudar e é obrigada a trabalhar nas ruas, em empresas ou em residências, como empregadas domésticas.

Para conseguir chamar a atenção da população, desde o último mês de abril, a campanha está nas ruas de Maceió circulando em outdoors e backbus, em ônibus de várias linhas da capital. Bares e restaurantes de Maceió e Arapiraca são parceiros do MPT para divulgação com os clientes. Estão recebendo jogo americano para usarem quando servirem os pedidos. Nas ruas, motoristas dos dois municípios também ganham saquinhos de lixos para carros.

Dia 10/06 – Caminhada em Maceió

15h – concentração na quadra próxima a Feirinha de Artesanato da Pajuçara
16h – saída em direção ao antigo Alagoinhas
17h – entrega da premiação aos vencedores do concurso de redação, promovido pelo MPT
18h – Apresentações artístico-culturais de grupos do Peti de Maceió, Messias, Atalaia e Porto Calvo.

Fonte: MPT

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos