Hemoal interrompe atendimento durante jogos

Em razão da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol, na tarde desta terça-feira (15), os hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) interromperam o atendimento aos doadores de sangue às 12h30. No entanto, os órgãos continuarão funcionando para liberação do sangue e o atendimento aos hemofílicos, que necessitam receber a proteína Fator VIII e IX, indispensáveis à coagulação do sangue.

No entanto, às 7h desta quarta-feira (16), o Setor de Triagem e Coleta de Sangue irá voltar a funcionar normalmente, até às 18h. Até o dia 23 deste mês, os dois órgãos realizam a Campanha de Doação de Sangue Junina, que tem como objetivo estabilizar o estoque de sangue para não faltar durante os festejos juninos e a Copa do Mundo de Futebol.

“Queremos agradecer à solidariedade dos alagoanos e explicar que o atendimento foi interrompido, nesta tarde, porque o Governo do Estado decretou ponto facultativo nas repartições públicas. Mas nesta quarta a Campanha de Doação de Sangue Junina continua, inclusive com coleta de sangue no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió”, ressaltou a diretora Verônica Guedes.

Doação

Para se candidatar à doação, além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 18 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.
Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado.

Fonte: Assessoria Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos