Chuva eleva nível de rios e causa inundações em municípios alagoanos

José Thales Pantaleão FerreiraSantana do Mundaú foi castigada pelas enchentes

Santana do Mundaú foi castigada pelas enchentes

Os municípios de Santana do Mundaú, Quebrangulo, São José da Lage, Maragogi e Matriz do Camaragibe estão em estado de alerta. As chuvas que caem desde ontem resultaram em inundações de casas, estabelecimentos comerciais, destruição de pontes e deixaram diversas famílias desabrigadas. Segundo o coronel Denílson Queiroz, secretário Executivo da Defesa Civil Estadual, as equipes de salvamentos do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para os municípios atingidos.

Os moradores do município de Santana do Mundaú contam que a chuva se intensificou a partir das 11 horas da manhã de hoje. Em pouco tempo o nível do Rio Mundaú subiu e a água invadiu casas, estabelecimentos comerciais, pastos e resultou na destruição da ponte que passa sobre o rio e liga o município às cidades vizinhas. A área mais atingida foi a parte baixa da cidade, sobretudo, a região do Centro. Ainda não há informações sobre o número de famílias desabrigadas.

Caso semelhante foi registrado no município de Maragogi, Litoral Norte do Estado. Diversas casas, localizadas no conjunto residencial Deda Paz, desabaram deixando 12 famílias desabrigadas. A coordenadoria municipal de Defesa Civil explica as casas do conjunto foram construídas sem a devida estrutura e 80% ameaça cair. A equipe trabalha para retirar as famílias do local e encaminhas a um abrigo para evitar danos maiores. Apesar da gravidade do caso, não houve registro de feridos.

A cidade de Matriz do Camaragibe também registrou inundações. O coronel Denílson informou que desde o início da manhã a coordenadoria municipal de Defesa Civil trabalha para deslocar famílias para locais seguros e monitoram o nível do rio. “A equipe está retirando os ribeirinhos e estão monitorando o nível do rio. Caso a situação piore redobraremos os cuidados no local para atender à população”, afirmou Queiroz.

Em Quabrangulo, a preocupação dos moradores também é uma represa formada por dois rios que cortam a cidade. Na região mais baixa da cidade já há registros de inundações e alagamentos. O registro mais recente é dos municípios de São José da Tapera e União dos Palmares, onde os rios ameaçam invadir as casas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos