Chuvas deixam mais de 30 mil pessoas desabrigadas em Alagoas

Mais de 30 mil desabrigados e um total de 50 mil pessoas atingidas pelas chuvas no estado de Alagoas. Este é o balanço parcial divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar. Segundo a corporação cerca de 30 áreas de maior risco continuam sendo monitoradas pelas equipes de resgate e salvamento do CBMAL desde a noite de sexta-feira, 18 de junho, segundo dia de chuva.

Há registros de cinco pessoas desaparecidas até o momento. Uma delas foi uma criança que desapareceu após ser arrastada pela enxurrada no município de Joaquim Gomes. A criança teria sido levada pela correnteza do Rio Camaragibe, que inundou a cidade. Mais duas desapareceram em Paulo Jacinto e duas em Quebrangulo, com as mesmas características.

Segundo a Defesa Civil do Estado, o nível dos rios Mundaú e Canhoto subiu muito nas últimas horas, mas não há registro de mais desaparecidos ou feridos. Equipes da Defesa Civil foram encaminhadas para os municípios mais atingidos para ajudar no socorro às vítimas.

Os bombeiros receberam apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA) que cedeu navegações para auxiliar no resgates de pessoas ilhadas e transporte para abrigos. Até o momento três aeronaves também estão a serviço do resgate. “Há muita gente pendurada em árvores e tentando de proteger em telhados de casas que estão sendo resgatadas pelas aeronaves. Até amanhã teremos o reforço de outros dois helicópteros”, disse o major Sandro, da assessoria de comunicação do CBMAL.

Segundo o major o maior problema foi causado por causa das chuvas que caíram Pernambuco. “Aqui também choveu bastante, mas nosso maior problema foi a chuva em Pernambuco, que provocou as inundações dos rios que passam por aqui”, afirmou.

Em União dos Palmares, segundo os bombeiros, os tanques de uma usina de armazenamento de álcool foram arrastados pela enxurrada. Os equipamentos, com cerca de 20 metros de diâmetro e 20 metros de altura, estavam vazios e seguiram pelo rio em direção à cidade de Branquinha (AL).

As cidades mais atingidas foram: Atalaia, Jundiá, São José da Laje, Jacuípe, Branquinha, São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Santana do Mundaú, União dos Palmares, e Murici, Capela e Atalaia.

Atualizada às 14h50.

Fonte: Com G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos