Pelé sobrevoa municípios e reinaugura estádio em Alagoas

O GloboPelé participa de reinauguração do Estádio Rei Pelé em Maceió

Pelé participa de reinauguração do Estádio Rei Pelé em Maceió

O maior jogador da história do futebol mundial, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, chega a Alagoas no próximo domingo, 27, onde participará da reinauguração do Estádio Rei Pelé. Também está confirmado o sobrevoo de Pelé, acompanhado do governador Teotonio Vilela Filho, a alguns municípios atingidos pelas enchentes que deixaram mais de 70 mil desabrigados no Estado de Alagoas.

O governo de Alagoas cancelou a programação festiva da reinauguração do estádio em virtude do estado de luto em Alagoas com as milhares de vítimas desabrigadas e desalojadas, além de dezenas de mortos da tragédia.

No entanto há uma programação vasta na tarde de domingo. Após a visita aos municípios atingidos, Pelé desembarca no centro do gramado do Rei Pelé e segue direto para a sala de imprensa do estádio, onde concederá uma entrevista coletiva.

As homenagens às personalidades que contribuíram com a construção e reforma do estádio virão na sequência. O rei deixará a marca dos seus pés no estádio, assim como Adeilton, autor do gol do ASA (na vitória sobre o CSA, antes da inauguração do estádio) e Douglas, autor do primeiro gol do Santos (no Rei Pelé durante inauguração).

A cerimônia de reinauguração está marcada para as 16h30, quando o governador cortará a fita simbólica, e haverá o descerramento da placa. A programação culminará com o clássico: CSA X CRB, com participação de Pelé, de Vilela e do ministro do Esporte.

Estádio Rei Pelé

O estádio foi inaugurado em 25 de outubro de 1970, e ainda é o maior e mais estruturado estádio de futebol do Estado de Alagoas. A grande festa que entregou aos alagoanos o nosso primeiro estádio, teve como jogo inaugural o amistoso entre a Seleção Alagoana e o Santos Futebol Clube/SP. Pelé atuou na partida em que o Santos Futebol Clube venceu por 5X0.

O Trapichão, como também é conhecido pelos alagoanos, passou por importantes mudanças e por uma grande reforma, cuja duração foi de um ano. Sua reabertura aconteceu no dia 8 de agosto de 1993 com o jogo amistoso internacional – Seleção Brasileira x Seleção Mexicana que terminou com o empate de 1x 1.

O governo de Alagoas informou que esta é sua reforma mais completa em 40 anos de existência. A obra foi orçada em R$ 12 milhões provenientes do governo federal e contrapartida do governo de Alagoas. Com a reforma, o estádio, além das melhorias estruturais na parte de engenharia e toda parte elétrica, iluminação e som, vai ganhar um moderno placar eletrônico, um novo sistema de drenagem e irrigação do gramado.

Polêmica

Em 2008 a Assembléia Legislativa de Alagoas decidiu trocar o nome do estádio de Rei Pelé para Rainha Marta, em homenagem à jogadora alagoana eleita a melhor do mundo em 2006 e 2007. O projeto de lei de autoria do deputado estadual Temóteo Correia (DEM) chegou a ser aprovado por 15 votos a seis, mas recebeu o veto do governador.

À época Vilela disse que entendia a homenagem proposta por Correia, que a alagoana Marta merece todas as homenagens que lhe forem rendidas, mas ‘não ao preço de uma descortesia e deselegância contra o maior atleta brasileiro de todos os tempos’.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos