‘Vamos traçar um plano emergencial de reconstrução’, diz secretário

Alagoas24HorasSecretário participa de reunião com o Corpo de Bombeiros

Secretário participa de reunião com o Corpo de Bombeiros

O secretário estadual de Saúde, Hebert Motta, que se encontra reunido com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Neitonio Freitas, além de outras autoridades – na manhã deste sábado, dia 26 – destacou que a reunião de trabalho vista discutir um plano emergencial de reconstrução das áreas construídas.

De acordo com Motta, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), quer trabalhar com planos de curto e médio prazo para amenizar as tragédias. “A reconstrução dos municípios de forma pela, com casas de alvenaria e como era antes, vai demorar mais. Inicialmente, vamos traçar um plano emergencial de reconstrução para atender as pessoas”, colocou.

Durante a reunião, Motta, Neitonio Freitas o secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes; o coronel BM Pedro Marcus Cruz Machado, comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro; o coronel BM Luiz Massao Kita, coordenador estadual de Defesa Civil de São Paulo; e o médico do Samu, Iracildo Camelo avaliam as áreas devastadas com mapas e vídeos.

“Nesta reunião também vamos definir a área que será implantado o segundo hospital de campanha em Alagoas. O primeiro foi posto em Santana do Mundaú. Este segundo muito provavelmente será implantado em Branquinha, estamos apenas definindo a área”, destacou o secretário de Saúde. Hebert Motta destacou ainda que 43 postos de saúde foram destruídos ou não estão mais em condição de uso.

Segundo ele, esta também tem sido uma preocupação do Governo do Estado e a reunião traça estratégias para garantir programas como o PSF, dentre outros de atenção básica. O secretário também comparou – a exemplo do que fez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em visita ao Estado de Alagoas – a situação dos municípios com a que foi passada pelo Haiti.

Após a reunião, os participantes devem se encontrar com o governador Teotonio Vilela Filho e realizarem um novo sobrevôo nos municípios atingidos. A reunião acontece no prédio sede da Secretaria Estadual da Saúde, em Maceió.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos