Agricultores ajudam vítimas de enchente

G1Agricultores de AL doam parte da produção para vítimas da chuva

Agricultores de AL doam parte da produção para vítimas da chuva

Agricultores de Arapiraca (AL) estão doando parte da produção para as vítimas das enchentes no estado. Segundo balanço divulgado pela Defesa Civil estadual na quinta-feira (1º), foram confirmadas 37 mortes causadas pelas cheias das últimas semanas. Vinte e oito municípios registraram estragos e mais de 80 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.

Arapiraca não está entre os municípios que registraram problemas causados pelas chuvas e os moradores resolveram ajudar as famílias prejudicadas.

Movida pela força da solidariedade, a agricultora Terezinha Maria arrancou alguns pés de macaxeira da roça localizada na zona rural de Arapiraca. Ela precisou de auxílio para levar os 50 quilos de macaxeira no carrinho de mão e ajudar as vítimas das enchentes. Ela também doou inhame e alguns cachos de coco verde. “De alguma forma, estou me sentindo bem”, disse.

A caminhonete segue para a propriedade do agricultor Gilberto Vital para continuar a coleta de alimentos. Ele foi até o laranjal e encheu uma saca com 50 quilos de laranja. Também separou alguns cachos de coco e cerca de dez quilos de feijão para os desabrigados.

O agricultor Marisvaldo José de Moura conseguiu colher a tempo as últimas espigas de milho da safra de inverno e decidiu doar tudo para as vítimas das enchentes. “Dá para ajudarmos os irmãos”, justificou.

Como alguns produtos são perecíveis, eles devem ser distribuídos o mais rápido possível. Os alimentos irão viajar 70 quilômetros de Arapiraca até Quebrangulo, uma das cidades atingidas pela chuva.

Cerca de duas toneladas de alimentos foram arrecadadas com os agricultores e devem seguir viagem junto com outros donativos, como roupas e alimentos não-perecíveis.“Nós já temos uma coordenação aguardando para que possa juntar ao pessoal que está fazendo a distribuição para as famílias carentes”, disse Geraldo Balbino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arapiraca.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos