Atentado deixa mortos no Afeganistão

ReutersBombeiros tentam apagar fogo após explosão em edifício de Kunduz nesta sexta-feira (2)

Bombeiros tentam apagar fogo após explosão em edifício de Kunduz nesta sexta-feira (2)

Um ataque reivindicado por talibãs matou nesta sexta-feira (2) ao menos quatro pessoas no norte do país, no mesmo dia em que o novo comandante das tropas americanas no Afeganistão, o general David Petraeus, chegou ao país para comandar a guerra que já dura de nove anos, com estratégia usada por ele no Iraque.

De quatro a seis homens-bomba se explodiram em um edifício usado por uma companhia americana que fornece serviços de logística na região relativamente pacífica de Kunduz, ao norte. Segundo a agência de notícias Reuters, há cinco mortos e ao menos 24 feridos.

Petraeus chegou um dia após seu cargo ter sido confirmado pelo Senado americano e horas depois da Casa dos Representantes ter aprovado um orçamento de US$ 33 bilhões para tropas, o que ele espera que mude o rumo da guerra.

O general substituiu Stanley McChrystal, que foi demitido na semana passada após ter feito declarações à revista ‘Rolling Stone’ consideradas ofensivas a membros do governo de Barack Obama.

A estratégia americana é atacar o Talibã em suas bases e fortalecer ao mesmo tempo a governança local. Desde o começo da guerra, mais de 1.800 soldados estrangeiros já morreram no país – incluindo mais de 100 no mês passado, que foi o mais sangrento. "Eu tenho um imperativo como comandante… Trazer todas as forças disponíveis quando nossos soldados – e nossos parceiros afegãos – estão em uma posição difícil" – disse Petraeus aos chefes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos