Tufão mata pelo menos 53 nas Filipinas

GoogleGoogle

As autoridades filipinas confirmaram hoje (17) que pelo menos 53 pessoas morreram e 85 estão desaparecidas após a passagem do tufão Conson pela região nesta semana. A tempestade tropical segue agora para o Vietnã, mas com menor intensidade. As informações são da agência de notícias portuguesa Lusa.

Nas Filipinas, diversos navios da guarda costeira e helicópteros continuam a realizar buscas por tripulantes de embarcações de pesca que naufragaram na costa da Ilha de Luzon, durante a tempestade tropical.

O tufão destruiu quase 3 mil casas e danificou cerca de 20 mil edificações, afetando a vida de mais de 153 mil pessoas. Pouco mais de 8 mil desabrigados e desalojados foram acolhidos em abrigos temporários. A província de Laguna, ao sul da capital Manila, declarou estado de calamidade.

O evento climático é comum nesta época do ano na Ásia e chegou a provocar ventos de 120 quilômetros por hora, além de chuvas intensas. A ilha chinesa de Hainan também foi atingida pelo tufão, onde provocou a morte de pelo menos duas pessoas.

O governo chinês mantém o alerta para a possibilidade da tempestade atingir ainda outras partes do país, sobretudo as províncias de Guangdong, de Guangxi e de Yunnan.

O Conson é o primeiro tufão a atingir as Filipinas este ano, em meio a um total de 15 ou 20 tempestades tropicais esperadas para o período das chuvas, que ocorre entre maio e novembro.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos