Timão vence o galo e é líder isolado

correiobrasiliensecorreiobrasiliense

Ainda não foi desta vez que o Atlético venceu a primeira partida fora de casa, neste Campeonato Brasileiro. O time mineiro até teve chances no segundo tempo, mas acabou levando um gol a dez minutos para o fim e perdeu por 1 a 0 para o Corinthians, neste domingo, no Pacaembu. Bruno César decretou mais um triunfo paulista como mandante, impedindo que o Galo encerrasse o incômodo jejum.

O resultado freou um esperado crescimento do Atlético no Brasileiro, depois da vitória sobre o Atlético-GO na rodada anterior. O Alvinegro mineiro, que buscava o segundo triunfo consecutivo pela primeira vez na competição, amargou a quarta derrota como visitante. Com isso, o Galo continuou com nove pontos, enquanto o Corinthians se isolou na liderança, com 21.

Na próxima rodada, quarta-feira, o Atlético enfrentará o Internacional novamente pressionado a ganhar, para não correr o risco de entrar na zona de rebaixamento. O jogo será na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, às 19h30. Já o Corinthians terá como adversário o Atlético-GO, no Serra Dourada, no mesmo dia.

O jogo

Sem Diego Tardelli, suspenso, Vanderlei Luxemburgo optou por reforçar o meio-campo com a entrada do jovem João Pedro, deixando a dupla Neto Berola e Ricardo Bueno no ataque. O Corinthians, por outro lado, veio a campo com a volta de Dentinho, que deu muito trabalho à defesa mineira. Tanto que, logo a 1min, ele participou do lance que poderia ter resultado no primeiro gol do Timão.

Dentinho ganhou de Werley e acabou derrubado pelo atleticano. O lance ocorreu fora da área, mas o árbitro marcou a penalidade. Na cobrança, aos 2min, Chicão chutou à esquerda de Fábio Costa, mas errou o alvo. A bola saiu pela linha de fundo. O jogo começou muito movimentado, com os paulistas tomando a iniciativa. O Galo procurava encaixar a marcação e sair em velocidade pelos lados, com Diego Macedo e Neto Berola.

Mas ficou visível que o time mineiro sentiu a ausência de Diego Tardelli. Até para preocupar mais os zagueiros do Corinthians. Entretanto, o grande problema do Atlético estava no meio-campo, que deixava alguns buracos e falhava no momento de distribuir o jogo. Com Ricardinho apático no primeiro tempo, o Galo abusou das bolas longas, facilmente interceptadas pelo adversário. A entrada do garoto João Pedro também não surtiu efeito.

O Corinthians recuperava a bola sem muito esforço, mas também não conseguia penetrar na área mineira. Tanto que os paulistas buscaram os chutes de longe, bem defendidos por Fábio Costa. Quando o Timão chegou mais perto da meta do Galo, faltou pontaria. Como no lance em que Bruno César recebeu de Roberto Carlos e emendou por cima.

O Atlético melhorou um pouco no fim, mas foi muito pouco para quem esperava surpreender o Corinthians como visitante. Na melhor oportunidade, Leandro foi à linha de fundo e cruzou para Neto Berola, que desviou meio sem jeito e acabou acertando o travessão de Júlio César. Na saída para o intervalo, Ricardinho admitiu que faltou objetividade. “Precisamos trabalhar a bola, construir as jogadas. Alongar a bola facilita para o adversário”, observou.

Castigo no fim

Os times voltaram alterados no segundo tempo. Luxemburgo trocou o garoto João Pedro por Fabiano, com a finalidade de ter uma chegada mais aguda de alguém vindo de trás. Mano Menezes também mexeu no Corinthians, com Jorge Henrique na vaga de Iarley. E foi o mesmo Jorge Henrique quem teve a primeira chance, aos 4min. Ele recebeu em velocidade, entrou na área e chutou para defesa salvadora de Fábio Costa. O Galo continuava com dificuldades para criar e trocar passes. Tanto que Júlio César pouco aparecia em campo.

Luxemburgo esperou até os 11min para o time se acertar. Como isso não ocorreu, ele mexeu novamente. Diego Souza foi a campo, no lugar de Neto Berola. O Corinthians estava melhor e quase marcou com Bruno César. Ele recebeu de Jorge Henrique, limpou o lance na área e chutou mal, por sobre a meta mineira.

Quando trabalhou mais a bola, o Atlético conseguiu chegar com mais perigo, melhorou o rendimento e foi até superior ao adversário. Aos 22, Leandro recebeu de Fabiano pela esquerda e cruzou. Ricardo Bueno cabeceou livre, mas à esquerda do gol. Na sequência, o Galo voltou a assustar em jogada de Ricardinho, mas William evitou o pior e livrou o Corinthians. Pressentindo que o time necessitava de mais movimentação no meio, Luxemburgo promoveu a estreia de Fernandinho, no lugar de Ricardinho.

Ricardo Bueno teve outra excelente oportunidade, mas novamente mostrou que está longe de ser o atacante dos sonhos da torcida. Ele invadiu a área, em condição de fazer o gol, mas isolou a bola. Poderia até ter feito o cruzamento. E o castigo veio pesado, aos 35min. Em contra-ataque puxado por Jorge Henrique, Bruno César chutou e a bola desviou em Jairo Campos, morrendo nas redes de Fábio Costa. No fim, Ricardo Bueno teve a chance do empate, mas não era dia dele. Júlio César evitou o empate.

CORINTHIANS 1 X 0 ATLÉTICO

Local: Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Enio Ferreira de Carvalho (DF) e Marrubson Melo Freitas (ES)
Gol: Bruno César, 35min do segundo tempo

Corinthians
Júlio César; Alessandro, William, Chicão e Roberto Carlos; Ralf (Jucilei), Elias, Bruno César e Danilo; Iarley (Jorge Henrique) e Dentinho (William Morais)
Técnico: Mano Menezes

Atlético
Fábio Costa; Diego Macedo, Jairo Campos, Werley e Leandro; Zé Luís, Serginho, João Pedro (Fabiano) e Ricardinho (Fernandinho); Neto Berola (Diego Souza) e Ricardo Bueno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos