Jogos estudantis de Alagoas têm início

No período de 23 a 31 deste, Maceió sedia o maior evento do esporte amador do Estado, os Jogos Estudantis de Alagoas – Jeal, que reunirá 4 mil pessoas envolvendo 2.700 alunos/atletas de escolas públicas e particulares da capital e interior do Estado, técnicos, dirigentes, voluntários, coordenadores, árbitros, fisioterapeutas e comissão organizadora.

O Jeal é promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), e coordenado pela Secretaria de Estado Adjunta do Esporte, com apoio das federações amadoras. As competições começam nesta sexta-feira (23) com disputas de futsal e handebol (ver tabela abaixo), e a abertura oficial será no sábado (24), a partir das 16h, no ginásio CDR/Cepa.

Serão dez dias de jogos com disputas em 13 modalidades no masculino e feminino infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos) de atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, queimado, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Os campeões do Jeal garantem vaga para representar Alagoas nas Olimpíadas Escolares 2010, em setembro, na cidade de Fortaleza (CE), e em dezembro, na cidade de Goiânia (GO).

O Jeal tem como finalidade diminuir a evasão escolar, possibilitar a permanência do aluno na escola, promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado e revelar novos talentos.

O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo disse que um dos principais objetivos desses jogos é promover o processo de socialização entre os alunos da rede pública e privada do Estado. “Este ano, mais uma vez esses objetivos serão alcançados com a participação da equipe da Secretaria de Estado Adjunta do Esporte, dos professores de Educação Física, dos diretores de escolas e coordenadores, com o foco no aluno”, ressaltou o secretário.

Segundo o secretário adjunto do Esporte, Luís Antônio (Catarina), a cada ano os ideais de inclusão social pelo esporte, de complementação da educação pedagógica nas escolas e de revelação de novos valores renovam-se com a realização do Jeal. “Temos que assegurar as condições para esses talentos continuarem na jornada do esporte, afinal, o Brasil vive momentos de preparação para sediar as Olimpíadas de 2016”, lembrou Catarina.

As Olimpíadas Escolares 2010 é um projeto do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos