Órgãos fiscalizarão avícolas do Jacintinho

Ascom/SMSÓrgãos preparam operação contra comerciantes infratores

Órgãos preparam operação contra comerciantes infratores

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS),por meio da Vigilância Sanitária de Maceió, realiza nesta quinta-feira (29), emparceria com a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), uma operaçãono bairro do Jacintinho para orientar, educar e punir os proprietários deavícolas e abatedouros da região que permanecem jogando lixo em locaisproibidos.

O coordenador da Vigilância Sanitáriade Maceió, Ednaldo Balbino, explica que a operação será desencadeada em funçãodas constantes denúncias de moradores sobre a proliferação de doenças e do maucheiro na Rua Coronel Paranhos e Cleto Campelo, no Jacintinho. Os comerciantesestariam depositando os resíduos em sacolas plásticas em terrenos baldios, forados contêineres instalados pela Slum.

Segundo dados da Vigilância Sanitária,existem mais de 30 avícolas e abatedouros grandes na região do Jacintinho. OCódigo de Limpeza Urbana de Maceió preconiza que os estabelecimentos queproduzem mais de 100 litros de resíduos precisam contratar empresasespecializadas para fazer o recolhimento e tratamento do lixo.

“As maiores irregularidades giram emtorno do acondicionamento inadequado do lixo. Muitas vezes, esses comerciantesdeixam os resíduos em sacolas plásticas que são reviradas por cães e gatos.Esse lixo acaba se espalhando e causando a proliferação de bactérias e doenças,além de se tornarem um atrativo para aves de rapina e roedores”, alerta Balbino.

O coordenador de Fiscalização da Slum,Pablo Ângelo, ressalta ainda que a falta de conscientização dos comerciantes éum agravante para os problemas de saúde pública causados pelo lixo. “Além de oscomerciantes não contratarem as empresas responsáveis pela coleta adequadadesses resíduos, depositam o lixo fora dos contêineres e caçambasestacionárias. Essas atitudes causam transtornos tanto para os moradores daregião, quanto para os órgãos públicos que são obrigados a aplicar punições”,disse Pablo Ângelo.

Além de orientar aos comerciantessobre o acondicionamento adequado dos resíduos, as equipes verificarão ascondições de higiene dos estabelecimentos e dos produtos comercializados, efarão uma limpeza geral nos locais. “Os comerciantes serão orientados enotificados e, em casos de reincidentes, serão autuados”, disse Balbino.

A operação está marcada para as 8h30,no bairro do Jacintinho

Fonte: Ascom/SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos