Campanha contra Pólio vai até 4 de setembro

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) prorrogou, até o dia 04 de setembro, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Isso porque, até esta quinta-feira (26), os municípios só vacinaram 83% das crianças menores de cinco anos, mas o índice preconizado pelo Ministério da Saúde (Ms) é de 95%.

Em números absolutos, 275.234 mil crianças já foram vacinadas, mas faltam, ainda, 56.370 mil para serem imunizadas, o que corresponde a 12%, de acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro. “Os pais têm que entender que apenas a vacina pode evitar que seus filhos sejam vítimas da poliomielite. Por isso prorrogamos pela última vez a segunda etapa da campanha”, salientou.

Com isso, os pais terão uma nova chance para que não venham a correr o risco de ver os filhos menores de cinco anos doentes. A vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os bebês devem recebê-la aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço, mas, mesmo assim, é importante que até os cinco anos de idade elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

O último caso da doença registrado no Brasil aconteceu no município de Souza, na Paraíba, em 1989 e, no ano de 1994, o Brasil obteve o certificado internacional de erradicação da doença. A partir de então, o País assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais, além de promover ações promocionais para alertar sobre a necessidade de vacinar as crianças.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos