Hemoar atende portadores de hemofilia

Uma boa notícia para os portadores de hemofilia e de anemia falciforme que residem nos municípios do Agreste e do Sertão. Desde segunda-feira (30), eles já podem contar com atendimento especializado no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). A descentralização do serviço vai facilitar o tratamento para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que antes eram atendidos no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), em Maceió.

Segundo a diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, Válnia Brandão, a medida atende a uma antiga reivindicação dos pacientes e dos familiares. “O Hemoal sempre se notabilizou pela prestação de um serviço de excelência aos portadores da hemofilia e anemia falciforme. No entanto, como grande parte deles reside no interior, a atual gestão da Sesau resolveu descentralizar o serviço para que não seja necessário o deslocamento para Maceió”, frisou.

Ainda de acordo com Válnia Brandão, a princípio o atendimento irá ocorrer as segundas e sextas-feiras, das 8h às 17h, onde os pacientes serão consultados e medicados, além de receberem a proteína Fator VIII, utilizada pelos hemofílicos. O Hemoar funciona na Rua Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca.

Doenças – A anemia falciforme é uma doença hereditária, que deforma as hemácias (glóbulos vermelhos), transformando-as em forma de foice, dificultando a circulação. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra, daí porque, em países da África, os portadores assintomáticos são mais de 20% da população e, no Brasil, representam cerca de 8% dos negros. Nos casais portadores do traço falciforme, há um risco de 25% para que os filhos venham a ser portadores da doença.

É indicado o aconselhamento genético antes do planejamento de filhos e a realização do teste do pezinho, realizado gratuitamente, antes do bebê receber alta da maternidade.

Já a hemofilia, que é uma doença hemorrágica hereditária, é caracterizada pela dificuldade que o organismo apresenta em coagular o sangue. Ela é causada pela deficiência do organismo em produzir as proteínas fator VIII ou IX, que desencadeia manchas roxas. Os sangramentos ocorrem, geralmente, nas articulações e músculos na gengiva e no nariz.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos