TRT e PRT lançam Projeto MPT na Escola

Com o objetivo de levar para as escolas a temática sobre trabalho infantil, o TRT19 e a PRT19 lançam, em âmbito municipal, o Projeto MPT na Escola. A primeira palestra do projeto acontecerá nesta sexta-feira (10), no auditório anexo à sala de sessões do Tribunal Pleno (Pleninho), das 8h às 11h30, localizado no edifício-sede da Justiça do Trabalho, av. da Paz, nº 2076, Centro.

O juiz do trabalho Alonso Filho será o palestrante e abordará o tema: "O direito das crianças e adolescentes à proteção integral".

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que desenvolve o projeto-piloto em cinco escolas de ensino fundamental. Após a palestra, as crianças também visitarão o Museu da Justiça do Trabalho em Alagoas ( Memorial Pontes de Miranda).

Na ocasião, estarão presentes a presidente do TRT19, desembargadora Vanda Lustosa; a procuradora do trabalho da 19ª Região, Rosemeire Lobo; o secretário municipal de educação, Thomaz Beltrão; a diretora-geral de ensino, Maria Clara Soares Lopes; a coordenadora e formadora municipal do MPT na Escola, Rosilene Ferreira dos Santos; o diretor do Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente, Édson Correia de Souza, entre outros.

A desembargadora Vanda Lustosa destacou a importância dessa parceria para o desenvolvimento não só das crianças, mas da sociedade como um todo. “Tenho certeza que será uma experiência maravilhosa para os participantes e para as duas instituições, MPT e TRT, porque ambas têm a responsabilidade social de promover a formação da cidadania”, destacou.

O projeto funciona da seguinte forma: o TRT cede o espaço físico para realização de palestras voltadas a alunos das escolas participantes do “MPT na Escola” e autoriza a visitação ao Memorial Pontes de Miranda, instalado na sede do Tribunal, localizado na Avenida Paz, em Maceió. Ao MPT caberá viabilizar, junto com as secretarias municipais de educação participantes do projeto, a formação de coordenadores sobre trabalho infantil, fornecer material de apoio pedagógico e avaliar a execução das atividades desenvolvidas.

Para a procuradora do Trabalho Rosemeire Lôbo, responsável pelo MPT na Escola em Alagoas, o acordo de cooperação vai proporcionar às crianças e suas famílias momentos de reflexão e conscientização sobre a erradicação do trabalho infantil, sobre justiça e cidadania. “Estamos ampliando nossa atuação como articulador social em busca de políticas públicas em prol das crianças”.

O que é MPT na Escola – O projeto MPT na Escola é um projeto que está sendo implantado em todo o país, com objetivo de levar para as escolas a temática sobre trabalho infantil. Para orientar professores e coordenadores das unidades, foram disponibilizadas cartilhas e boletins com orientações pedagógicas, sugerindo de que forma o tema deve ser tratado em sala de aula e com os familiares.

Fonte: Ascom TRT/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos