Santa Casa e Operação Sorriso realizarão 70 cirurgias

DivulgaçãoDivulgação

A Santa Casa de Maceió iniciou, esta semana, uma campanha junto a prefeitos, secretários municipais e profissionais de saúde para divulgar a edição 2010 da Operação Sorriso. A iniciativa realiza cirurgias em crianças e jovens brasileiros portadores de fissura lábio-palatina (também conhecida como lábio leporino ou fenda palatina). Este ano os voluntários da ONG Operação Sorriso Brasil e da Santa Casa de Maceió realizarão cerca de 70 cirurgias.

Conforme a gerente de Unidades Externas, Rejane Paixão, a seleção dos pacientes ocorrerá no dia 6 de outubro, a partir das 8h, na Unidade Docente Assistencial Rodrigo Ramalho. Localizada na Avenida Assis Chateaubreand, no bairro do Prado, beira-mar de Maceió, a unidade reúne em um mesmo espaço o Ambulatório e o Centro de Diagnóstico do SUS da Santa Casa.

As cirurgias, por sua vez, ocorrerão de 08 a 12 de outubro no Hospital Nossa Senhora da Guia, Avenida Comendador Calaça, 1244, no bairro do Poço, também em Maceió. Maiores detalhes podem ser obtidos no Serviço Social do Hospital Nossa Senhora da Guia pelo telefone (82) 3202-5515.

Participarão do projeto voluntários não-médicos, cirurgiões plásticos, enfermeiros, anestesiologistas, assistentes sociais, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos, pediatras e geneticistas. O programa é desenvolvido de forma criteriosa, com avaliações, cirurgias e acompanhamento pós-operatório.

Além da Santa Casa de Maceió, a OSB trabalha em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, Marinha do Brasil, Associação Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Genoma Humano, Ministério Publico de Alagoas e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Tais parcerias garantem o atendimento e a qualidade principalmente no período pós-programa. O programa tem como principal patrocinador a Colgate-Palmolive. Outros parceiros importantes são Johnson & Johnson, Accor, American Airlines, Pepsi e Comerc.

“Temos o cuidado de nos preocupar com o programa por inteiro. A OSB vai além da cirurgia, montamos uma grande estrutura para receber os pacientes e seus familiares. A Marinha do Brasil nos ajuda na logística, a Rede Feminina oferece alojamento aos pacientes, fazemos uma triagem nos dois primeiros dias e depois selecionamos os casos que serão operados nos demais dias do programa. Em paralelo, disponibilizamos todos os suprimentos e equipamentos médicos para preparar o centro cirúrgico do hospital parceiro e operar os pacientes”, explica Clovis Brito, diretor executivo da OSB.
Todo o material utilizado durante as cirurgias é de alto padrão, em parte doado por empresas, ou adquirido pela organização com critério internacional de qualidade.

O corpo de médicos é previamente selecionado e passa por um treinamento oferecido pela ONG. Os cirurgiões plásticos responsáveis são especializados em fissura labiopalatina e coordenados pela equipe da OSB.
“O processo de credenciamento dos voluntários médicos é coordenado pelo Conselho Médico da Operação Sorriso, visando garantir que tenhamos um time altamente especializado. Parte importante de nosso trabalho é o investimento no treinamento e na capacitação dos profissionais de saúde, visando à auto-sustentabilidade local no atendimento do paciente fissurado, principalmente nas regiões de grande demanda”, declara o Dr. Nivaldo Alonso, cirurgião plástico e diretor médico da OSB.

Desde o início da OSB, em 1997, já foram realizadas mais de 3.300 cirurgias em diversos estados brasileiros.

A cirurgia é relativamente rápida, em média uma cirurgia no lábio demora em torno de 45 minutos e na manhã após a cirurgia, o paciente está liberado para retornar para casa.

“Estamos preparados para atender cirurgicamente cerca de 70 pacientes. No entanto, é importante destacar que todo paciente que não for contemplado durante o programa deste ano será devidamente avaliado e cadastrado tanto para tratamento em futuros programas da OSB quanto para atendimento no serviço de fissurados local”, declara Clovis.

SERVIÇO
Seleção dos pacientes: 6 de Outubro de 2010
Local: Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho
Av. Assis Chateaubreand, 2932 Prado
Horário: a partir das 8hNão é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer ao hospital no dia do exame e seleção dos pacientes
Telefone para informações: (82) 2123-6901 (Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho)

Cirurgias: 08 a 12 de Outubro de 2010
Telefone para informações: (82) 3202-5515 (Serviço Social)

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos