Executar tarefas domésticas nem sempre é para todo mundo. Consertar um tomada, trocar uma lâmpada, verificar um vazamento na pia são ações que muitas pessoas se consideram incapazes de fazer e certamente pagariam para ter este tipo de serviço. Em Fortaleza, já existe esse tipo de mercado, a partir de uma franquia de sucesso em São Paulo, chamado "Pra que marido?"
O empresário Hidário Matos resolveu investir em uma ideia nova na cidade e que vem dando certo na capital paulista. Essa característica de ter um negócio com nome e certa experiência em outros lugares, inerente às franquias, seduziu Matos, que há cerca de um mês, colocou em funcionamento a "Pra que marido?" em Fortaleza, no bairro Joaquim Távora.
"Vi a franquia a partir de uma revista de economia. Fiquei estudando a possibilidade e senti que havia uma carência grande desse tipo de serviço em Fortaleza. Estudei capital e o investimento, adorei o nome e fomos à São Paulo visitar a matriz", conta Matos. A partir do momento que viu e sentiu a segurança do investimento em sua origem, o empresário decidiu entrar no negócio, contratando dois técnicos que receberam treinamento da franqueadora.
Com apenas três semanas de funcionamento, já não faltam serviços para o "Pra que marido?" em Fortaleza. "Já pegamos várias solicitações de atendimento. A franquia exige um padrão. A proposta é exatamente profissionalizar o serviço, que normalmente é feito por amadores. É preciso um bom técnico para manter o padrão de qualidade", avalia. Além disso, para o empresário, o fato de ser empresa passa uma confiança muita maior para o consumidor. "Damos garantia de até 90 dias para o cliente", complementa.
Empresa
A "Pra que marido?"é uma empresa jovem, criada e desenvolvida em 2003, a partir de um modelo internacional com o objetivo de atender às necessidades do mercado em manutenção predial residencial e corporativa. Atende desde os serviços básicos como pequenos reparos e montagens, instalações elétrica, hidráulica e retoques em pintura, até os mais complexos, como desenvolvimento e execução de projetos elétricos, hidráulicos e pintura em ambientes habitados/ocupados, marcenaria, confecção e instalação de projetos para áreas externas como deck, pergolados e gazebos, projeto de iluminação para jardins, entre outros serviços.
Com sede em São Paulo, a rede está sendo franqueada para todo o Brasil. Com proposta baseada na qualificação e competência técnica, a empresa vem adquirindo posição de destaque no mercado nacional. De forma bem humorada, os profissionais são chamados "Maridos", que de acordo com a qualificação, atendem à demanda de uma clientela exigente que vai desde a dona de casa aos executivos.
Em áreas distintas, os empresários mudaram a lógica de expansão do setor. Agora, é do Ceará para todo o Brasil
O sucesso do investimento no mercado de franquias tem variados exemplos, mas dois deles chamam atenção pelo parentesco, pela rapidez com que tiveram êxito e por terem partido de Fortaleza, rumo a um status respeitadíssimo entre franqueadores no Brasil. Os irmão Cassiano e Rony Ximenes investiram em serviços completamente diferentes e alcançaram marcas fabulosas nesse mercado. O primeiro com duas redes de academia e o segundo com duas na área de alimentação.
Cassiano conheceu a americana Contours, academia somente para mulheres, e viu que ali havia oportunidade para sucesso. A partir de pesquisas e negociações, Cassiano conseguiu trazer a marca para o Ceará. "Eles estavam iniciando o processo de expansão internacional, então marcamos uma reunião nos Estados Unidos e fechamos em junho de 2004".
Com a primeira Contours instalada em Fortaleza, e expansão para todo o território brasileiro foi rápida. "Hoje estamos em 19 estados brasileiros. São 75 lojas funcionando e outras 28 em fase de implantação", afirma Cassiano Ximenes. Na mesma época que o irmão, Rony Ximenes assumia o desafio de alavancar o crescimento da Bebelu Sanduíches. A saída escolhida também foi inserir a marca no mercado de franquias. "A Bebelu era muito familiar, então partimos para profissionalizar a empresa. Para crescer rápido no mercado, tínhamos que abrir franquias", revela o empresário.
Sonhos
Sobre o mercado de franquias, Rony Ximenes é enfático sobre a responsabilidade que uma marca carrega para os franqueados. "Hoje o cara que bota uma franqueadora não pode brincar. É o sonho da pessoa.
GUSTAVO DE NEGREIROS
Repórter