SMS premia vencedores de Gincana Contra o Fumo

AssessoriaAssessoria

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) premiou, na quarta-feira (22), o estudante Lauremir dos Santos Silva, da 4ª série da Escola Municipal Eulina Alencar, vencedor da 1ª Gincana Municipal de Combate ao Fumo, promovida junto à rede municipal de ensino. A seleção foi definida após a análise dos cartazes elaborados pelos alunos sobre o tema.

A premiação contou com a presença do diretor de Vigilância em Saúde, Carlos Eduardo da Silva, e dos coordenadores de Epidemiologia, Nilce Tavares, de Vigilância Ambiental, Alex Tenório, e do Programa De Combate ao Tabagismo, Márcia Antunes. Segundo Nilce Tavares, a prevenção ao consumo de tabaco nas escolas tem sido uma das ações mais eficazes do trabalho de conscientização acerca dos males causados pelo fumo.

“Como formador de opinião, o jovem tem influenciado no comportamento familiar, a partir dessa sensibilização, evitando principalmente a inserção do fumo em suas casas”, afirmou Nilce.

Os jovens são alvo prioritário da campanha contra o fumo no País porque, segundo estatísticas, começam a fazer uso do cigarro antes dos 19 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, atrair os jovens para o consumo do tabaco faz parte de uma estratégia adotada pelas indústrias de fumo, para substituir a lacuna daqueles que deixaram de fumar ou morreram, mantendo seu mercado consumidor.

Males do fumo – Os principais maleficios à saúde, relacionados ao tabagismo, são doenças do sistema cardiovascular, sendo o tabagismo um fator de risco importante para infarto do miocárdio (ataque cardíaco), doenças respiratórias, enfisema e câncer, particularmente câncer de pulmão, de laringe e boca.

Ao respirar a fumaça ambiental do tabaco, as pessoas ficam expostas a mais de quatro mil produtos químicos. Desses, sabe-se que mais de 50 causam câncer nos seres humanos.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos