Osteoporose é responsável por 80% das fraturas do fêmur

Para tentar reduzir as fraturas do fêmur entre os idosos alagoanos, que representam uma das maiores causas de internação em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou na quinta-feira (23) uma capacitação sobre osteoporose.

Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que a maioria das fraturas do fêmur é ocasionada em decorrência da osteoporose, que atinge 20% dos homens e 80% das mulheres.

O tema “prevenção de osteoporose, quedas e fraturas em pessoas idosas” foi abordado pela coordenadora Nacional da Saúde do Idoso, Luiza Machado, durante o evento. De acordo com ela, as quedas representam um problema de saúde pública e cabe aos profissionais do Programa de Saúde da Família orientar os idosos e seus familiares a evitarem as quedas, que muitas vezes, podem ser evitadas com ações simples.

“Na maioria dos casos, as quedas levam a internações e desencadeiam a morte dos idosos. Mas é sempre evidenciado que a morte ocorreu por uma pneumonia ou outro problema de saúde, quando na verdade a sua causa foi uma simples queda, que poderia ter sido evitada ao retirar tapetes e objetos perigosos da casa, a exemplo de brinquedos, além de colocar corrimões em escadas e barras de apoio nos banheiros”, orientou Luiza Machado.

Além da coordenadora Nacional da Saúde do Idoso, os técnicos da atenção básica foram capacitados pela fisioterapeuta Bruna Marques e pela fisiatra Lorella Chiapetta. Elas apresentaram aos profissionais as novas diretrizes para prevenção da osteoporose, que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa e se caracteriza por uma fragilidade nos ossos.

Números – E de acordo com a gerente da Saúde do Idoso da Sesau, Elizabeth Toledo, cerca de 30% das pessoas idosas são vítimas de quedas anualmente. Percentual que chega a 40% entre aqueles que possuem mais de 80 anos e 50% entre os que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpi’s).

“O Ministério da Saúde instituiu em 2008 o indicador de taxa de internação hospitalar em pessoas idosas por fratura do fêmur, com a proposta de reduzir em 2% esse tipo de ocorrência. Por isso, o indicador será trabalhado em todo o País e a proposta de pactuação da meta para Alagoas em 2010 é de 23,05%”, salientou.

Elisabeth Toledo ressaltou ainda que a maioria das quedas acontece na residência do idoso ou durante as suas atividades diárias. “As principais causas estão relacionadas a fatores intrínsecos, como visão, audição, equilíbrio, força muscular, uso de medicamentos, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônico-degenerativas, entre outras”.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos