Mobilização orienta fiéis sobre a hanseníase

Ascom/SesauMobilização contra hanseníase

Mobilização contra hanseníase

Alagoas participa da mobilização e conscientização sobre hanseníase, que será realizada nacionalmente no domingo (10). A gerente do Programa Estadual de Combate à Hanseníase, Clódis Tavares, estará à frente do trabalho com profissionais de saúde. Ela irá visitar algumas igrejas católicas e evangélicas com o objetivo de promover palestra sobre a doença, que apesar de ter cura, seus portadores ainda são discriminados pela sociedade.

A ação faz parte do Dia de Mobilização e Informação sobre a Hanseníase, realizado no domingo. “A proposta é aproveitar o dia para somar esforços com outras entidades, com a finalidade de levar informações e orientações às comunidades sobre a doença”.

Em Maceió, Clódis Tavares estará nas Igrejas São Pedro e na Universal do Reino de Deus. Integrantes de outras instituições, a exemplo do Movimento de Reintegração das Pessoas atingidas pela Hanseníase (Morhan), irão percorrer templos.

Serão visitados o Convento dos Capuchinhos (Farol), Meninos Jesus de Praga (Pinheiro), Divino Espírito Santo (Jatiúca), Nossa Senhora das Graças (Levada), Igreja Batista do Pinheiro (Pinheiro), Assembleia de Deus do Tabuleiro do Martins, entre outros.

Os técnicos irão ocupar um momento, durante a mensagem que é passada aos fiéis pelos padres e pastores, para falarem sobre a hanseníase, doença citada na Bíblia. Eles vão mostrar que a doença tem cura e o tratamento é disponibilizado nas unidades públicas de saúde.

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacterium Laprae e de evolução lenta. Se manifesta principalmente através de sinais e lesões de nervos periféricos, principalmente nos olhos, nas mãos e pés. E, se não tratado no início pode causar deformidades, que incapacitam o portador.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos