Estado adota medidas para o controle da superbactéria

Alagoas não registrou até agora nenhum caso de pacientes infectados com a superbactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase – KPC. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Coordenação Estadual de Controle de Infecção, da Vigilância Sanitária Estadual, tem percorrido as unidades de saúde, alertando os profissionais sobre as medidas que devem ser adotadas durante os procedimentos com os pacientes, com a finalidade de evitar a contaminação.

Segundo Cássia Sales, da Coordenação Estadual de Infecção, a superbactéria é uma bactéria antiga, mas que devido a uma mutação genética se tornou resistente. Ela só se desenvolve em pessoas que estão imunodeprimidas, com baixa defesa como os portadores de câncer, Aids e outras doenças. E em algumas situações, leva o doente ao óbito.

Para o Hospital Geral do Estado (HGE), a Comissão de Controle de Infecção desenvolveu um manual de rotina que foi lançado no início deste mês e já está sendo utilizado pelos profissionais. De acordo com Cássia Sales, está prevista uma reunião com os integrantes da Comissão Estadual de Infecção, com o objetivo de discutir o manual e verificar a possibilidade do mesmo ser disponibilizado para as unidades hospitalares e os estabelecimentos do serviço de saúde do Estado.

A coordenadora informou que as medidas de prevenção são essenciais para o controle da bactéria nos hospitais, e elas devem ser adotadas através da higienização das mãos antes e depois de manter contatos os pacientes, o uso de Equipamentos Proteção Individual (EPI), isolamento de contato, uso de capote, gorro e luva pelos profissionais durante e após os procedimentos médicos. Os mesmos procedimentos também devem ser aplicados aos familiares quando forem visitar os pacientes.

Diversos casos de pacientes infectados pela superbacteria foram registrados em alguns estados brasileiros, a exemplo da Paraíba e Pernambuco, além de Brasília. O número de pessoas infectadas passou de 108 para 183, um aumento de 69,9%.

Jornada

Com o intuito de sensibilizar os profissionais de saúde em relação à higienização das mãos e ao uso racional de antibióticos, será promovida a I Jornada Alagoana de Prevenção de Controle de Infecção nos Serviços de Saúde. O evento irá acontecer nos dias 3, 4 e 5 de novembro, e será realizado pela Comissão Estadual de Controle de Infecção, através da Secretaria de Estado da Saúde. O tema sobre a superbactéria KPC será discutido durante a Jornada por diversos infectologistas, como Alberto Chebaba, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roseli Calil, da Unicamp de São Paulo, entre outros.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos