Jundiá ganha 150 casas ecológicas

Agência AlagoasMarisa Perez destacou que projeto diferenciado foi bem aceito

Marisa Perez destacou que projeto diferenciado foi bem aceito

Casas pré-fabricadas, que mesclam alvenaria com madeira de eucalipto, construção acelerada e entrega em curto prazo. Em Jundiá, um dos municípios alagoanos atingidos pela enchente de junho, o conjunto habitacional destinado aos desabrigados e desalojados pela tragédia é assim: diferenciado, rápido e “ecológico”.

O projeto foi aprovado na manhã desta sexta-feira (5), na reunião do Comitê de Análise de Projetos Habitacionais, criado pelo governo estadual para agilizar o processo de reconstrução das casas destruídas e danificadas pelas enchentes. A obra será contratada pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida.

“Desenvolvemos o projeto junto com uma empresa do Paraná e o comitê aprovou os diferenciais oferecidos, com destaque para a construção de uma creche-escola e a execução de trabalhos sociais, que não são exigências do Programa Minha Casa Minha Vida para um empreendimento de pequeno porte como esse”, explicou Marisa Perez, superintendente de Política Habitacional da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e presidente do Comitê de Análise.

O projeto diferenciado foi bem recebido pelo prefeito de Jundiá, Beroaldo Rufino da Silva, que também destacou o trabalho de reconstrução realizado pelo governo de Alagoas. “Só tenho a agradecer ao governo do Estado e aos órgãos competentes pelo empenho demonstrado na reconstrução dos municípios atingidos pela tragédia”, disse o prefeito.

Na reunião desta sexta-feira, também foi aprovada a construção de 1.261 casas para o município de Santana do Mundaú. Além da Seinfra, participaram da discussão representantes da Caixa Econômica Federal, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), da Eletrobras-AL, da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Instituto de Meio Ambiente (IMA), e os prefeitos dos dois municípios.

O Comitê de Análise de Projetos Habitacionais foi criado pelo governo de Alagoas para agilizar o processo de reconstrução das casas danificadas e destruídas pelas enchentes de junho. Até agora, foi aprovada a construção de 16.428 casas, das quais 11.216 já foram contratadas pela Caixa Econômica Federal. Até o final deste mês de novembro, o Comitê deve concluir o processo de aprovações de projetos habitacionais para os municípios atingidos.

As casas serão construídas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, e cada uma delas possui 41 m² de área, contando com sala, cozinha, banheiro social, dois quartos, varanda e uma área de serviço, além de completa infraestrutura externa e 3% dos imóveis adaptados para deficientes físicos.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos