Toledo terá que ‘conquistar’ insatisfeitos para garantir reeleição

Vanessa Alencar/Alagoas24horas/ArquivoToledo tenta se reeleger a presidência da ALE

Toledo tenta se reeleger a presidência da ALE

É árdua a tarefa do atual presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas visando à sua reeleição para a presidência da Mesa Diretora. O principal obstáculo seriam grupos – e não grupo – de deputados insatisfeitos com a atuação do atual líder do Legislativo. Diferente de outras eleições, nas quais os deputados formavam um ‘blocão’ em defesa de um candidato, esta apresenta um quadro diferenciado, com pequenos grupos apresentando reivindicações específicas.

A acomodação dos interesses desses pequenos grupos deve ser o grande desafio do atual presidente da Casa. Entre os questionamentos a serem respondidos por Toledo estão a dificuldade em administrar o orçamento mensal de R$ 9,5 milhões da casa. Há alguns meses, a Assembleia teve o fornecimento de energia elétrica cortada pela Eletrobras. À época, Toledo disse que era ‘sacanagem’ da empresa, uma vez que o débito seria de gestões anteriores e já negociado.

A Assembleia ainda enfrentaria carência de materiais de trabalho como papel, produtos de higiene e limpeza, além de café, açúcar, entre outros. Os servidores efetivos da casa também estão entre os desafetos, uma vez que travaram uma luta árdua pela aprovação do PCC, que deverá ser implantado apenas em janeiro na sua integridade – se for. Mesmo passando por uma megarreforma, a Casa já apresenta problemas físicos, inclusive com o elevador para deficientes quebrado, o que pode dificultar o acesso da neo-deputada Thayse Guedes (PSC), portadora de necessidades especiais.

Do ponto de vista político, Toledo também terá que encarar sua falta de articulação junto aos seus pares. Sem o apoio – ainda – do governador reeleito Teotonio Vilela Filho, que é seu companheiro de partido, e já tendo sido preterido ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fernando Toledo terá que encarar um adversário de que se fortalece nos bastidores, o deputado Isnaldo Bulhões Junior.

Entre alguns deputados, há até a aposta de um terceiro elemento: um representante do Palácio República dos Palmares, à exceção de Toledo. O período é de intensa movimento nos bastidores do poder.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos