Olho D’Água das Flores recebe ações para agricultura familiar

Os agricultores familiares do município de Olho D’Água das Flores, no Sertão alagoano, serão beneficiados nesta quarta-feira (1) com uma série de ações para fortalecer a produção. As atividades terão início às 9h, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, que fica na Rua 2 de Dezembro, 1692, próximo à agência do Banco do Brasil.

Entre as ações, haverá a entrega de 180 ovinos, por meio de um contrato de empréstimo, para gerar ocupação e renda no campo e fortalecer a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura. Serão beneficiadas 25 famílias cadastradas pelo Arranjo Produtivo Local (APL) e pela prefeitura.

A entrega faz parte das ações do APL, por meio do Programa Alagoas Mais Ovinos, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal).

Os agricultores vão assinar um contrato de empréstimo no ato da entrega dos animais, sendo sete ovelhas para cada beneficiário, e um reprodutor puro de origem – registrado numa associação nacional – para cada grupo de quatro famílias beneficiadas. Desse modo, cada reprodutor faz o cruzamento com 28 ovelhas.

“Como não é doação, as famílias beneficiadas têm por obrigação devolver dois animais por ano após um período de carência de dois anos. Elas também vão receber assistência técnica específica, orientação sobre manejo adequado e formação de banco de forragens”, explicou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Edson Maruta.

Pecuária de leite
– Para fortalecer a produção de leite entre os agricultores familiares e, dessa forma, reestruturar a cadeia produtiva, nesta quarta-feira, em frente à secretaria municipal, também haverá a entrega de equipamentos do Programa Alagoas Mais Leite, coordenado pela Seagri.

Serão entregues, através de uma permissão de uso, 40 máquinas forrageiras, três tanques de resfriamento de leite e três botijões de armazenamento de sêmen, cada um com 500 doses já prontas para serem usadas.

“É um material oriundo de touros de alto valor genético. Assim, o pequeno produtor pode ter acesso à mesma genética do grande criador e obter animais com elevada produtividade de leite”, frisou o superintendente Edson Maruta. Também serão entregues duas motocicletas para uso pelos extensionistas que prestam orientação aos agricultores.

Os tanques de resfriamento de leite serão instalados no Povoado Pedrão, no Sítio Mulatinha, e nos Sítios Topo da Aroeira e Paredão dos Valérios, que ficam próximos um do outro. As forrageiras vão beneficiar 20 agricultores do Sítio Samambaia e 20 do Sítio Camaratuba.

“Todas essas ações só estão sendo possíveis graças à parceria entre o Estado e o município”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Silvan Roberto Farias. “Em 30 anos de trabalho com o meio rural, nunca vi tanta coisa ao mesmo tempo para os agricultores do município”, enfatizou.

Bancos comunitários –
Na ocasião, o município também vai receber 120 plantadeiras manuais e 12 arados para implantação de três bancos comunitários de ferramentas. Os materiais ficam sob os cuidados das associações comunitárias, por meio de uma cessão de uso, e diminuem os custos dos agricultores, fortalecendo a produção, principalmente de grãos.

Segundo o secretário Silvan Roberto Farias, esses bancos serão instalados nas comunidades Sítio Gato, Sítio Minador e Sítio Areia Branca.

Aquisição de Alimentos
– Para estimular a comercialização da produção oriunda da agricultura familiar, nesta quarta-feira (1), também haverá, em Olho D’Água das Flores, a assinatura de convênio do município ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta Local com Doação Simultânea.

“Essa assinatura demonstra que os gestores municipais têm interesse em levar o programa a seu município. A partir daí, vamos identificar os agricultores, providenciar a documentação deles, como Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), e saber o que eles podem fornecer, como está a produção”, afirmou o coordenador do PAA, Josemário de Medeiros.

De acordo com ele, na maioria dos municípios onde o programa já está sendo executado, são beneficiados cerca de 25 agricultores familiares. Cada agricultor pode vender até um total de R$ 4,5 mil em produtos por ano.

Beneficiamento do caju
– Após a solenidade de entrega dos ovinos, dos equipamentos do Programa Alagoas Mais Leite e da assinatura do convênio para o PAA na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, haverá a inauguração de uma fábrica de beneficiamento de caju, na comunidade Areia Branca, por volta das 13h.

Fonte: Secretaria de Agricultura

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos